Tendencias pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Pedagogia










Questões para estudo do e compreensão do texto













Buique-pe
2013


A. Como se caracteriza a tendência liberal da pedagogia?


A tendência liberal caracteriza-se pela busca de preparar o individuo para a sociedade. É uma manifestação da sociedade capitalista na educação. Observa-se a constantecorrida para contribuir com o avanço do meio social passando por cima de percepções a respeito das desigualdades sociais.


B. Como se caracteriza cada uma das pedagogias classificadas como liberais?

Tendência liberal tradicional

Caracteriza-se pela rigides com que são passados os conteúdos, onde os mesmos são resultado de valores culturais repassados com verdade absoluta. O professoré o centro, o senhor a autoridade máxima não á espaço para discursoes sobre o conteúdo estudado. A avaliação não se da em todo o processo de aprendizagem mas a situações isoladas, ultilizando-se de atividades para casa, interrogatórios orais, provas, etc. O compromisso é com a preparação cultural e intelectual do aluno para assumir seu lugar na sociedade.

Tendência liberal renovadaprogressivista

Observa-se que ela visa suprir o interesse do aluno adequando a necessidade da sociedade. Nela é mais importante a forma que se adquire conhecimento do que o conhecimento em si. As atividade são adequadas a natureza do aluno valorizam-se as tentativas e formas utilizadas para aprender algo, assim também os trabalhos em equipe.
O professor não tem lugar privilegiado, mas é um auxiliarque deve intervir na hora certa facilitando o raciocínio da criança.
A avaliação não se da de forma isolada, mas de todo o processo, onde o professor observa esforços, êxitos na atuação do aluno.

Tendência liberal renovada não-diretiva

Busca o bem estar consigo mesmo. É mais preocupado com os problemas psicológicos que pedagógicos. A transmissão de conteúdos é secundaria, o mais importanteé o desenvolvimento das relações e da comunicação.
O professor é um facilitador , os métodos usuais são despensados, ele deve aceitar os alunos como são , ser receptivo, sua função é ajudar o aluno a se organizar. A intervenção do professor nesse processo é considerada ameaçadora, inibidora da aprendizagem. Não resta lugar para avaliação mas para a auto-avaliaçao.


Tendência liberaltecnicista


Visa produzir indivíduos competente para o mercado de trabalho, utilizando informações precisas , objetivas e rápidas. Os conteúdos são informações, princípios eles decorrem da ciência objetiva não a lugar para subjetividade. A relação professore e aluno é estruturada e objetiva. O professor transmite a matéria conforme um sistema instrucional e o aluno recebe, aprende e fixa asinformações.


C. Como se define a tendência pedagógica denominada progressista?

R. A pedagogia progressista é manifestada por tendência que partem de analises das realidades sociais e sustentam implicitamente as finalidades sóciopolíticos da educação. Valoriza a educação atuante no meio social, a participação em discursos, votações, enfim a postura em grupo, a defesa do que se acredita;Desta forma adquire-se experiência, resultando em conhecimento.

D. Como se caracteriza cada uma das pedagogias denominadas progressistas?

Tendência progressista libertadora

Sua marca é a atuação não formal, nela a educação é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e do qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência, a fimde atuarem para transformarão social. Os conteúdos tradicionais são recusados. O professor deve intervir o mínimo indispensável; educar e educando se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta ao qual se chega pelo processo de compreensão , reflexão e critica.

Tendência progressista libertaria

A escola dever exercer uma...
tracking img