Tendencias pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pedagogia Tradicional
A pedagogia tradicional é uma proposta em que o professor tem função principal de vigiar os alunos, aconselha-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia tem como princípio transmitir conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização. Oprofessor fala, o aluno ouve e aprende não levando em consideração muita das vezes o que a criança aprende fora da escola.
Na maioria das escolas essa prática se caracteriza pela sobrecarga de informações que são direcionadas sem significação.
A escola se caracteriza como conservadora e a cartilha que é seguida continuamente e é a base do processo de alfabetização.
A avaliação é uma forma deverificar se o aluno reteve o conhecimento repassado pelo professor, e não uma oportunidade de reelaborar o conhecimento. Se o aluno não conseguiu decorar o que o professor passou, é punido com uma nota baixa (antigamente a punição incluía até castigos físicos). Na sua versão mais difundida, a avaliação é feita pontualmente, através de prova. Em um único momento, o aluno é testado e seu desempenho noprocesso de aprendizagem tem pouca importância na avaliação.

Pedagogia Renovada (Ativa)
A pedagogia renovada inclui várias correntes que estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. A proposta é que o professor seja facilitador no processo de busca de conhecimento que deve partir do aluno como um ser livre, ativo, social para busca de novos conhecimentos tornando-se núcleo doaprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular.
O professor tem a postura de organizar e coordenar as situações de aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem, para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.
A pedagogia ativa torna mais importante o processo de aprendizagem e não o ensino, entretanto o aprendiz é visto como um ser autônomo, operante e apto a conquistaro saber e o professor é o condutor deste processo, enquanto o meio ambiente atua como a necessária motivação dos alunos para seguir na direção do conhecimento. É comum encontrar, nas escolas que adotam esta corrente pedagógica, o mestre transitando entre alunos que atuam sozinhos ou em grupo.
Não se prioriza, neste método, o planejamento das aulas, pois o papel principal cabe sempre ao esforço eà vontade do aluno. Os elementos culturais são igualmente predominantes no desenvolvimento das teorias que guiam a Escola Nova, pois contribuem para o aprimoramento das habilidades dos aprendizes. Assim eles podem liberar seus sentimentos, inspirações e aspirações; aliás, suas condições psicológicas são focadas com muita atenção.
A pedagogia renovada mantém o propósito de adaptar o aluno ao meiosocial, daí seu interesse em reproduzir no seu contexto a própria existência humana. O conhecimento se resume ao que está vinculado à atuação e às descobertas dos aprendizes.

Didática Moderna
A pedagogia moderna define a construção do conhecimento por meio da experiência, da observação e da ação, e uma educação sem punição mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado, ou seja, a afetividadedo educador com o ambiente escolar.
Segundo Comenius que foi principal idealizador da didática moderna, ele aponta a constante busca do desenvolvimento do individuo e do grupo como necessárias, porque o conhecimento de si mesmo, a capacidade de autocrítica e da solidez moral leva a uma melhor vida social, qie pode ser conseguida por meio da educação.
Ensinar pressupõe conteúdo a ser transmitidopela instrução, moral e religião. Ele destacava a importância da educação formal de crianças pequenas e preconizava a criação de escolas maternais. Defendia a ideia de que a aprendizagem se iniciava pelos sentidos. Os métodos didáticos constituíram-se de três elementos: compreensão, retenção e praticas. Por meio desses se chegavam a outras três qualidades fundamentais: erudição, virtude e...
tracking img