Tendencias pedagogicas segundo libaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comênios
Introdução
João Amós Comênius nasceu em 28/03/1592, na cidade de Uherský na Moravia, viveu e estudou na Alemanha e na Polônia. Era de família eslava e protestante. A família seguia a igreja dos Irmãos Morávios, inspirados nas idéias do reformista boêmio Jan huss estreitamente ligado às Sagradas Escrituras defensores e uma vida humilde, simples. Educação rígida e piedosa influenciou oespírito de Comênius e o despertou para os estudos teológicos.
Perdeu pais e irmãs aos 12 anos, sendo educado sem carinho por uma família de seguidores da igreja dos Morávios. Sua educação não fugiu aos padrões da época: saber ler, escrever e contar, ensinamentos aprendidos em ambiente rígido, sombrio, onde a figura do professor dominava, as crianças sendo tratadas como pequenos adultos, osconteúdos escolares infalíveis e inquestionáveis. A rispidez no trato e a prática da palmatória eram elementos básicos. Assim, o rigor da escola e a falta de carinho marcaram a vida do órfão Comênius a ponto de inspirar, certamente, os princípios de uma didática revolucionária para o século XVII.
Fundamentos naturais do método de Comênius: - o fim é o mesmo: sabedoria, moral e perfeição; - todos sãodotados da mesma natureza humana, apesar de terem inteligências diversas; - a diversidade das inteligências é tão somente um excesso ou deficiência da harmonia natural; - o melhor momento para remediar excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas.
O método tem como preceitos: - tudo o que se deve saber deve ser ensinado; - qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em suaaplicação prática, uso definido; - deve ensinar-se de maneira directa e clara; - ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; - explicar primeiro os princípios gerais; - ensinar as coisas em seu devido tempo;
Defendia sua pedagogia com a máxima: "Ensinar tudo a todos" que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor.Objetivando a aproximação do homem a Deus, seu objetivo central era tornar os homens bons cristãos - sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar ações virtuosas estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres, portadores de deficiências. A didática é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é tanto o ato de ensinar quanto a arte de ensinar.
Obras Publicadas
- Didática Magna (versão latina daDidática checa) (1631)
- Novíssimo Método das Línguas (1647)
- Mundo Ilustrado (1651)
- Opera didactica omnia ab anno 1627 ad 1657 (1657)
- Consulta Universal Sobre o Melhoramento dos Negócios Humanos (1657)
- Labirinto do Mundo (1623)
- Didática checa (1627)
- Guia da Escola Materna (1630)
- Porta Aberta das Línguas (1631)
- O Anjo da Paz (1667)
- A Única Coisa Necessária (1668)

JeanJacques Rousseau
Introdução
Rousseau nasceu em 28/06/1912 em genebra na suíça faleceu em 02/07/1778 na França, foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos iluminista. Sua mãe faleceu quando tinha 1 ano de idade foi criado por sua avó,quando jacques completou 12 anos faleceu seu pai e sua avó,viveu e um maternal, de seus16 anos,a maisou menos 19 anos foi a Inglaterra para tentar a vida,fez de tudo.

Biografia

Com 19 anos conheceu uma rica senhora que tinha por volta de 40 a 45 anos, essa senhora bancou sua faculdade em filosofia ficaram juntos dez anos. Rousseau se tornou um turbilhão em filosofia, foi amante da obra de Platão. Batia de frente com a burguesia, mas estava sempre no meio deles.
A obra Emílio, ou DaEducação que ensina sobre como deve-se educar as crianças tornou-se o manifesto do novo pensamento pedagógico e assim permaneu até os dias de hoje. Nesta obra o autor prova que "é bom tudo que sai das mãos do criador, da natureza e tudo degenera nas mãos do homem". Portanto, pregou que seria conveniente dar a criança à possibilidade de um desenvolvimento livre e espontâneo. A educação, segundo ele...
tracking img