Tendencias liberal renovada progressista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendências da educação para o século XXI |
Para entendermos a educação em nosso país, devemos nos remeter ao passado, e analisar todo o sistema educacional concomitante com os momentos históricose sociais visto que ambos são recíprocos, e não podemos discutir a educação alijando-a do contexto social.Após a chegada dos portugueses em 1500, tivemos a escola fundada pelos jesuítas, padres daCompanhia de Jesus, que instalaram a primeira escola em 1549. O ensino era TRADICIONAL, e essa escola clássica tem como princípio o ensino pelo PROFESSOR, enquanto o aluno é um ?ser passivo?. Ela tambémprivilegia a camada mais abastada, tendo suas regras baseadas em autoritarismo com normas disciplinares rígidas. As aulas eram centradas no professor, que por sua vez transmitia seus conhecimentosatravés dos exercícios de fixação. A ESCOLA TRADICIONAL está viva até hoje se analisarmos alguns métodos utilizados por alguns professores.
A analise pontual e temporal da ESCOLA TRADICIONAL vai até1932. Mesmo após a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal de Portugal e de todas as suas colônias, a chegada de Dom João VI e toda sua corte em 1808, e a proclamação da República em 1889, atendência educacional em nosso país em nada se modificou, permanecendo a ESCOLA TRADICIONAL por aproximadamente trezentos e oitenta e três anos.
Em 1932 iniciou-se um movimento com intenções declaradas demudanças nas tendências do ensino do Brasil. Isso aconteceu no governo de Getúlio Vargas, era o início da ESCOLA NOVA, onde o professor não se comporta como o transmissor ativo e sim um facilitador deaprendizagem, onde o aluno é um ?ser ativo ? centro do processo de aprendizagem. Essa é uma escola democrática onde a escola é proclamada para todos.
A ESCOLA NOVA vai de 1932 até a instalação daditadura militar em 1964 onde tem início a ESCOLA TECNICISTA, e o modelo americano é instituído em nosso pais. O professor é um técnico com eficiência e eficácia, e o aluno é um elemento para quem o...
tracking img