Tendencias do mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

UNIDADE II

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL









DESENVOLVIMENTO

PESSOAL E PROFISSIONAL















TAUBATÉ

2013











DESENVOLVIMENTO

PESSOAL e PROFISSIONAL





Identificar quais as tendências do mercado de trabalho no mundo contemporâneo destacando asoportunidades emergentes, considerando a área de formação e a região em que vive.

Engenharia Civil, sala 1º D da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Professora: Ariane







TAUBATÉ

2013










SUMÁRIO1-Introdução.......................................................................................................................4

2-As novas tendências do mercado de trabalho.................................................................4

3-Novas tendências na construção e civil e áreas de atuação em nossa região (VALE DO PARAÍBA................................................................................................................5,64-Conclusão....................................................................................................................6,7

5-Referência.....................................................................................................................7




















1-Introdução:

Vivemos hoje no Brasil uma situação de aparente estabilidade econômica, o quenos propicia avaliar e até mesmo pensar nas novas tendências que o mercado de trabalho necessita.Apesar de uma grande abertura no mercado de trabalho verifica-se uma grande carência de profissionais qualificados.Possuir um curso superior e não se adequar a atual situação do mercado não nos garante a tão sonhada estabilidade econômica .E como fruto desta discussão apontarei no decorrer dessetrabalho pontos a serem seguidos e ate mesmo novas tendências na área da engenharia.

2-As novas tendências do mercado de trabalho:

Atualmente passamos por muitas mudanças no mercado de trabalho.
Ser detentor de um curso superior deixou de ser a garantia de ter um bom emprego, a nova tendência do mercado exige bem mais que isso, temos que nos adequar caso nossa seja ser umprofissional de alto nível.
Verificamos que todos os anos são postos inúmeros profissionais no mercado de trabalho, o que aumenta a competitividade e nos faz buscar um diferencial para se nos destacar no mercado de trabalho.. Passaram a ser valorizadas habilidades nas áreas interpessoais, capacidade de se relacionar, gestão de pessoas, liderança, desenvolvimento de rede de contatos, motivação deequipe, ferramentas gerenciais, dentre outras.
O que percebemos que a maioria das profissões não tem limites. Um profissional das ciências agrárias (veterinário, zootecnista, agrônomo) não precisa atuar estritamente no campo. Hoje temos bons exemplos desses profissionais obtendo sucesso trabalhando em áreas comerciais, em marketing, administração de empresas ou até mesmo no desenvolvimento emanutenção de websites. 
Essa constatação derruba o mito segundo o qual a escolha da carreira no fim da adolescência é uma decisão para o resto da vida. A ampliação do campo de trabalho permite que o profissional se especialize em diversas áreas dentro de uma mesma profissão, e encontre aquilo que melhor encaixe ao seu perfil.

A pesquisa demonstra ainda que mais importante do quetrocar de universidade várias vezes, o caminho agora é terminar pelo menos um curso superior e buscar especializações e realizações em diversos setores. A menos que o estudante descubra que sua vocação é completamente contrária àquilo que está cursando. De olho nessas aptidões que o profissional pode desenvolver, os empresários desenvolveram um novo conceito de avaliar competência, mais ligado às...
tracking img