Tendencias do etanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendencias do Etanol

Com a chegada de mais um final de ano é interessante fazermos uma reflexão sobre as tendências mais ou menos previsíveis para o setor onde atuamos. Como técnicos, é nossaobrigação projetarmos hoje as plantas que serão utilizadas no futuro. Embora a futurologia seja sempre uma ciência de alto risco, temos que estar atentos aos sinais do mercado.

As regiões do globo maispropícias para a produção de biomassa, do ponto de vista de solo e clima, estão no Norte da Argentina, no Centro-Oeste do Brasil, em alguns países da África sub-equatorial, no sub-continente indianoe em vários países do sudeste asiático. Entretanto, as duas últimas regiões não são lá muito promissoras por tratar-se de áreas densamente povoadas e, por conseqüência, inadequadas para culturas degrande escala como se exige da cana de açúcar de baixo custo e de alta qualidade. Os países da África têm solo e clima adequados, mas ainda carecem de uma estabilidade política que favoreçainvestimentos do exterior, sendo assim uma promessa de médio ou longo prazo. O Brasil continua, portanto, sendo a grande oportunidade para a produção de biomassa e de energia renovável.

Mas no Brasil estamospassando por uma fase difícil para a produtividade dos nossos canaviais. Além da falta de crédito, resultado da crise de 2008 e da miopia do governo atual, temos inúmeras áreas agrícolas novas e aimplantação da colheita mecanizada de cana verde, que será obrigatória a partir de 2017. É natural que exista uma curva de aprendizado com relação às novas áreas e à mecanização obrigatória. Destamaneira, com a seleção de variedades mais adequadas e com a otimização do plantio e da colheita mecanizados certamente ocorrerá um aumento de produtividade que resultará em redução de custos.

Mas a canaverde mecanizada tem características muito específicas que certamente exigirão o desenvolvimento de novos critérios de qualidade, os quais vão nortear o pagamento da cana e os projetos na indústria....
tracking img