Tendenciaas pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TENDÊNCIAS PEDAGÒGICAS

Na prática docente, é freqüente o questionamento por parte dos alunos acerca do motivo pelo qual estudam química, em que situações irão usar a tabela periódica, visto que nem sempre este conhecimento será necessário na futura profissão. Chassot (1993) comenta que alguns professores também não sabem responder a esta questão, pois nunca pensaram no assunto, ou respondemde forma simplista.
O estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações que contribuem para a deterioração de sua qualidade de vida. Cabe assinalar que o entendimento das razões eobjetivos que justificam e motivam o ensino desta disciplina, poderá ser alcançado abandonando-se as aulas baseadas na simples memorização de nomes e fórmulas, tornando-as vinculadas aos conhecimentos e conceitos do dia- a- dia do educando.
Para Piaget (1996), o conhecimento “realiza-se através de construções contínuas e renovadas a partir da interação com o real”, não ocorrendo através de mera cópiada realidade, e sim pela assimilação e acomodação a estruturas anteriores que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas seguintes.
Se, a partir de Piaget (1996), entendermos o real como sendo o universo de objetos - o mundo - com o qual o aluno lida no dia-a-dia, percebe-se a importância do cotidiano na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nestaperspectiva, é interagindo com o mundo cotidiano que os alunos desenvolvem seus primeiros conhecimentos químicos.
Ausubel(1982) também enfatiza a necessidade de uma estrutura anterior de conhecimento, denominada subsunçor, que serve como “âncora” para a interpretação incorporação de novos conceitos. Esta “ancoragem” a conhecimentos anteriores dá sentido à nova informação, definindo assim o que chama deAprendizagem Significativa. A cada assimilação o subsunçor modifica-se, tornando-se mais amplo e apto à novas assimilações. As perspectivas apresentadas enfatizam a existência de uma bagagem de conhecimentos prévios que influenciam no ensino, assim como a importância do cotidiano no processo de ensino/ aprendizagem.
A esse respeito, Solomon (1983) analisa em seus trabalhos a existência de doisdomínios do conhecimento, um oriundo das relações sociais e veiculado em todo o corpo social, e outro relacionado aos conhecimentos escolares.
Devido ao fato de viver em sociedade, adquirimos um conhecimento que torna-se progressivamente mais estruturado e claro por estarmos continuamente discutindo, elaborando e reelaborando nossas idéias com outros. Por outro lado, o contexto escolar muitasvezes não possibilita uma maior discussão entre os alunos acerca dos conhecimentos adquiridos, seja por limitação de tempo ou ainda devido à inadequação de nossos currículos e práticas pedagógicas. Solomon (1983)

Este trabalho insere-se na tradição dos estudos em educação em Química que focalizam o professor e o aluno e o seu papel no processo de ensino/aprendizagem. Grande parte das escolascontinua somente repassando conteúdos de forma fragmentada sem qualquer associação com o cotidiano do aluno e também esquece que o aluno já tem um conhecimento prévio. Atualmente o resultado deste modelo, que não acompanha a evolução social é o grande número de repetentes e desistentes, e por outro lado, muitos professores continuam insatisfeitos, pois tem claro que esta não é a melhor metodologia.
Epor isto que hoje se necessita de novas metodologias que tragam algum significado para os educandos, ou melhor, que o leve a compreender os conceitos científicos e entender fenômenos que vivência no seu dia-a-dia. É preciso urgentemente mudar o papel do aluno e do professor em sala de aula. O aluno precisa deixar de ser um mero ouvinte para assumir atitudes que vão proporcionar a formação de um...
tracking img