tendencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado de Tendência

s.f. Ação, força pela qual um corpo é levado a mover-se em direção a alguma coisa: tendência dos corpos para a terra.
Fig. Pendor, inclinação: tendência à mentira.Psicologia Diz-se para designar certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam.Ummodismo (ou idiotismo ou expressão idiomática) é uma expressão fixa cujo significado não se pode deduzir pelas palavras que a compõem, isto é, que não se compreende pelo sentido literal. Trata-se deum hábito/vício linguístico, próprio de um povo, que permite condensar uma ideia em poucas palavras e transmitir esse conceito a todos aqueles que compartem uma mesma língua, não tendotradução/correspondência directa para outras línguas.

Vejamos alguns exemplos de modismos na língua portuguesa para compreender como funcionam estas expressões idiomáticas. A expressão “Comprar gato por lebre” éusada para fazer referência a quem é enganado (julgando “comprar” uma coisa, cuja qualidade é inferior à desejada/aguardada/pretendida) ou ainda a expressão “Dar com a língua nos dentes” também nada temque ver com a articulação, mas com o facto de dizer ou contar algo que não se podia porque era segredo ou confidencial.

A ideia de surpreender alguém “com as mãos na massa”, por outro lado,refere-se ao facto de apanhar uma pessoa em flagrante no momento em que está a fazer algo ilegal ou incorrecto: “A mãe apanhou o filho com as mãos na massa: estava mesmo a olhar para ele quando subia para umbanco para apanhar os caramelos”. Por outro lado, “pôr as mãos na massa” é equivalente à expressão “arregaçar as mangas” (começar a trabalhar para levar um projecto avante).

“Estar na lua” é omodismo que se utiliza para mencionar alguém que esteja distraído ou que não preste atenção àquilo que esteja a fazer: “Hoje, estás na lua! Pedi-te para comprares um quilo de carne de porco e...
tracking img