Tendencia liberais e progressista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Supervisionada do curso de Pós Graduação Lato sensu
NÚCLEO COMUM
Tendências Pedagógicas do Pensamento Contemporâneo – Fred Trevisan

Município: Ourinhos____________________________________________________________

Alunos

|
| |
| |
| |
| |

Para postar esta atividade, clique em Material Complementar > Seu curso > Atividade Supervisionada > Link paraEntrega da Atividade Supervisionada. LEMBRE-SE de informar no envio, o código de todos os participantes.

Em grupo, de 2 a 3 alunos, realizar a seguinte atividade.

Vemos que na prática escolar os condicionantes sócio-políticos exercem forte ascendência sobre as tendências pedagógicas. Mesmo que não percebamos, tais condicionantes encontram-se presentes, pois não há prática que não sejapermeada por teorias sócio-políticas. Pensando nisso, estabeleça uma crítica da prática pedagógica correlacionando as tendências Liberais e Progressistas (texto de no máximo 3 páginas)

As tendencias Liberais e Progressistas

Entre os elementos que contribuíram para a humanização e desenvolvimento do ser humano, podemos dizer que um de fundamental importância foi o processo de transmissão dosconhecimentos acumulados. O homem não se humanizou somente porque produziu conhecimentos, mas também porque soube transmiti-los. Desse ponto de vista tão importante quanto produzir conhecimentos é seu processo de transmissão. Talvez por esse motivo, ao longo da história humana, o processo educacional tenha recebido tanta atenção não só por parte de quem está envolvido no processo de ensino eaprendizagem, mas também por quem estuda esse processo. Assim a história da educação é um capítulo importante não só para se saber o que já foi feito, mas também para aprender, comparativamente, como agir mais eficazmente no presente.
Nos primeiros milênios da história humana o processo de transmissão de conhecimentos baseava-se na convivência. As crianças conviviam com os adultos e aprendiam por imitação.Podemos dizer que nesse primeiro momento não havia muita preocupação com as técnicas de ensinar, mas com a proximidade do grupo. Nesse contexto, se alguma técnica de ensino havia, ela consistia em motivar as crianças e jovens a imitar os mais velhos. Do ponto de vista antropológico podemos dizer que os ritos de passagem são um capitulo à parte visto que não se caracterizam como processo formal deeducação, mas como mecanismo cultural, específico de cada agrupamento humano.
Da mesma forma que o ensino formal e a instituição escolar surgem muitos milênios depois, a preocupação mais específica com o processo de ensino aparece somente mais tarde. Isso não significa que não tenha havido processos formais de ensino, antes da escola ou antes da reflexão didática. Esse processo pode serpercebido entre os monges hindus ou budistas que se faziam seguir por um séquito de discípulos; entre os primeiros pensadores e seus discípulos; os sofistas, e Sócrates, são exemplos típicos de processo educacional _ ou de ensino _ antes da institucionalização da escola como a entendemos hoje e da reflexão sobre os métodos de ensino. E, dentro desse ponto de vista, Platão e Aristóteles já se enquadramdentro de período da institucionalização da escola _ embora a Academia e o Liceu não se assemlassem com o modelo de escola contemporâneo. Esses pensadores criaram suas escolas formais e mantiveram um método de ensino: Platão seguindo a tradição socrática priorizava o diálogo; Aristóteles se preocupava com a pesquisa e seu método consistia em falar aos discípulos ouvintes em caminhadas peloscorredores e adjacências do Liceu _ dá a denominação de escola peripatética.
Podemos dizer que o método platônico renasceu com a dialética das tendências pedagógicas de caráter progressista, como sugeriu inicialmente D. Saviani e posteriormente J. Carlos Libâneo ao propor duas grandes linhas de pensamento pedagógico: a tendência liberal e a progressista. Podemos dizer que o chamado "Método Paulo...
tracking img