Tenda dos milagres: a cachaça e o alcolismo

2294 palavras 10 páginas
Tenda dos Milagres: a cachaça e o alcoolismo

1. Introdução

Este trabalho baseia-se em pesquisas relacionadas ao tema de cachaças, bebidas alcoólicas e o alcoolismo com romance de Jorge Amado, Tenda dos milagres, publicado no ano de 1969, na cidade de Salvador.
No romance de Jorge Amado, temos em primeiro plano a narrativa da situação social do protagonista Pedro Arcanjo, que apesar de ser um homem inteligente e comunicativo tinha forte envolvimento com bebidas alcoólicas, não só ele, mas a maioria dos personagens desse romance.
O presente trabalho procura traçar um paralelo entre a ideia de construção e valorização da identidade nacional, de acordo com o ponto de vista da obra, e a produção, o consumo e “redenção” da pinga. Termo, aliás, que será utilizado preferencialmente em detrimento da palavra cachaça.

2. A cachaça: definição e história
Cachaça: s.f. -Bras. Aguardente preparada com as borras do melaço e as limpaduras do suco da cana- de- açúcar; aguardente; pinga; caninha; bagaceira; mata- bicho; uca, água-que-passarinho-não-bebe, branquinha, cátia, cana, caninha, cachaça, danada, engasga-gato, goró, limpa-goela, marvada, mé, pinga, remédio, dentre outros.

A legislação brasileira atual (decreto nº 4072, de 2002) define aguardente de cana, como sendo toda bebida obtida do destilado alcoólico simples de cana de açúcar ou pela destilação do mosto fermento de cana de açúcar com graduação alcoólica variando entre 38 e 54% v/v à 20ºC.
E a cachaça é definida como uma aguardente de cana de fabricação exclusiva brasileira, com graduação alcoólica mais controlada (de 38 à 48% v/v, à 20ºC).
Alguns relatos contam que os antigos egípcios foram os primeiros povos a utilizar vapores de líquidos fermentados e aromatizados para a cura de diversos tipos de moléstias (inicialmente foi utilizado para fins medicinais).
Os gregos registram o processo da ácqua ardens. A água que pega fogo, ou seja, pré- supõe, ter vindo daí a denominação aguardente utilizada até

Relacionados