TEND NCIAS GASTRONOMICAS

558 palavras 3 páginas
TENDÊNCIAS GASTRONOMICAS

Apenas Menus Degustação
A Baum + Whiteman prevê que alguns restaurantes, sobretudo os de cozinha mais autoral, vão servir apenas menus degustação. Esta tendência já teria sido apontada pelo chef Alex Atala, ao ter afirmado que mais de 80% do serviço do seu D.O.M é de menus degustação e que o seu desejo seria se dedicar somente a eles. No Ceará, essa prática pode incentivar o incremento de restaurantes pequenos, no estilo bistrô, com cartas muito enxutas e poucas mesas (tal como era o Alimenta). Um formato interessante no qual o uso de produtos locais frescos e a inventividade do chef da casa são os principais trunfos.

O frango em alta
O frango será tratado como a mais finas das carnes. Mundo à fora, restaurantes estão se especializando em alta gastronomia tendo como base a carne de frango. O que não deixa se ser para nós uma excelente notícia, levando-se em conta o bom preço e a boa oferta que temos desta carne.

Mercados invés de praças de alimentação
Praças de alimentação com comida pasteurizada vendida por grandes cadeias multinacionais estão finalmente em baixa. É o que dizem os pesquisadores da Baum + Whiteman. No lugar da comida produzida em grande escala, entram os produtos artesanais e os restaurantes locais.
No Brasil, fazer disso um caminho para valorização dos insumos e dos produtores regionais é o desafio.

O peixe em alta
O peixe aparece como a grande aposta para 2014. E, aqui, temos a nossa tilápia, peixe que vem se mostrando excelente para suprir as dificuldades da nossa costa. De carne bem branca e sabor leve, ele vem, cada vez mais, mostrando a sua versatilidade, que vai desde do filé grelhado ao ceviche e ao sushi.

Nas bebidas, o foco é no frescor
Os pesquisadores americanos preveem que as bebidas com menos álcool e mais saudáveis serão as mais procuradas em 2014. Daí que chás, sodas, bebidas artesanais e sucos de fruta terão grande destaque. Boa hora para os restaurantes da nossa região lançarem mão das nossas

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas