Tend ncias Gastron micas

860 palavras 4 páginas
Tendências em Cardápios

Existem certos movimentos, que mais do que tendências podem ser considerados como uma filosofia de vida.
Entre eles, podemos citar: o Slow Food, Comfort Food, Fast Food, Finger Food, Fusion Food, Raw Food e Small Food.
Slow Food: é o comer lentamente, um movimento que se contrapõe ao Fast food que busca relacionar o homem com o alimento, preservando os recursos naturais, estabelecendo laços com o pequeno produtor, reciclando, criando ações sustentáveis.
Comfort Food: pratos clássicos que relembram sabores familiares, aquelas refeições caseiras feitas pela mãe, avó, tia. São pratos que remetem à infância.

Fast Food: é a comida rápida, onde existe padronização, mecanização e rapidez. São preparadas e servidas em intervalo pequeno de tempo.

Finger Food: Usado pelos restaurantes de menu degustação, também muito usado em eventos sociais, refere-se ao hábito de comer pequenas porções com as mãos.
Fusion Food: é a comida de fusão, cria pratos extravagantes, utilizando três ou mais tipos de alimentos de cada país.
Raw Food: é o hábito de se alimentar de comidas cruas, uma linha vegetariana baseada em alimentos crus frescos, orgânicos, sazonais que devem ser cozidos em temperatura abaixo de 40 graus.
Small Food: Significa alimentos pequenos, são pequenas porções servidas com uma apresentação diferenciada, come-se com talher ou espetinho.

Como tendências gastronômicas podemos citar, entre outras: Utilização de ingredientes regionais e temperos frescos;
A busca pelos novos sabores e o resgate dos antigos;
A utilização de insumos orgânicos, oriundos de produtores locais, incluindo itens tidos como exóticos, tais como: cabra, coelho e codorna.
Maior preocupação com sustentabilidade, tanto na preservação da natureza, como na cozinha, no uso correto e completo dos alimentos, sem desperdício;
Cozinha saudável, trazendo legumes e peixes com menos gordura;
Pratos direcionados aos diabéticos;
Cardápio livre de glúten

Relacionados