Tend Ncia Progressista Libert Ria

412 palavras 2 páginas
Tendência progressista Libertária

 Papel da escola
Na tendência progressista libertaria a escola tem como objetivo promover a mudança da personalidade dos alunos, com base na participação grupal, instituindo assembleias, reuniões, associações, eleições etc. E é desta forma que ocorre a aprendizagem, portanto é expressamente politico, visto que o individuo é visto como um ser social, cujo desenvolvimento depende do coletivo. Esse ensino é autônomo se livra de qualquer tipo de controle como professores, programas ou provas.

 Conteúdo de ensino
Os conteúdos são apenas mais um dos instrumentos de aprendizagem, e não são obrigatórios, a maior importância é dada para a vivencia do grupo, sendo assim, os conteúdos a serem estudados são aqueles que o grupo julga necessário e não uma matéria determinada por um programa.

 Método de ensino
Escolhido uma matéria, os alunos são incentivados a pesquisar, porem eles tem a liberdade de trabalhar ou

não. A participação acontece através de assembleias, conselhos, eleições e reuniões que façam com que o aluno leve para casa tudo que aprendeu na escola.

 Relacionamento professor x aluno
Não há autoritarismo, professor e aluno são livres. O professor auxilia os alunos a refletirem e desenvolverem, misturando-se ao grupo. Não há obrigações, nem ameaças, os alunos são livres em relação ao professor e por sua vez auxilia os alunos a utilizarem diferentes métodos de pesquisa, praticando a função de conselheiro de seus alunos.

 Pressupostos de aprendizagem
As formas burocráticas das instituições existentes, por seu traço de impessoalidade comprometem o crescimento pessoal. A ênfase na aprendizagem informal via grupo e a negação de toda forma de repressão visa favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. A motivação está no interesse em crescer dentro da vivência grupal, suponha que o grupo devolva cada um de seus membros a satisfação de suas aspirações e necessidades, somente o vivido, o experimentado, é utilizado em

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas