Tendências pedagógicas na prática escolar

Faculdade Michelangelo
Curso de Letras (Português/ Inglês)
Nome: Elinalva Rodrigues dos Santos
Nº 0700577
Prof.: Ana Elizabet

FICHAMENTO

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas naPrática Escolar. In: Revista da ANDE, n.6, p.11-19, 1983.

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem aoestritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. Ficaclaro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos,explícita ou implicitamente. (p. 19)
é necessário esclarecer que as tendências não aparecem sua forma pura, nem sempre são mutuamente exclusivas, nem conseguem captar toda a riqueza da práticaconcreta. São, aliás, as limitações de qualquer tentativa de classificação. De qualquer modo, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de análise para o professor avaliarsua prática de sala de aula. (p. 21)
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais eprogressistas, a saber:
Pedagogia liberal
1 tradicional
2 renovada progressivista
3 renovada não-diretiva
4 tecnicista
Pedagogia progressista
1 libertadora
2libertária
3 crítico-social dos conteúdos (p. 21).

1.1 PEDAGOGIA LIBERAL
A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas oraconservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendênfcias se manifestam, concretamente, nas práticas escolares E no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que esfces não se dêem conta...