Tendências pedagógicas na prática escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Michelangelo
Curso de Letras (Português/ Inglês)
Nome: Elinalva Rodrigues dos Santos
Nº 0700577
Prof.: Ana Elizabet

FICHAMENTO

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: Revista da ANDE, n.6, p.11-19, 1983.

A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem aoestritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos,explícita ou implicitamente. (p. 19)
é necessário esclarecer que as tendências não aparecem sua forma pura, nem sempre são mutuamente exclusivas, nem conseguem captar toda a riqueza da prática concreta. São, aliás, as limitações de qualquer tentativa de classificação. De qualquer modo, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de análise para o professor avaliarsua prática de sala de aula. (p. 21)
Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber:
Pedagogia liberal
1 tradicional
2 renovada progressivista
3 renovada não-diretiva
4 tecnicista
Pedagogia progressista
1 libertadora
2libertária
3 crítico-social dos conteúdos (p. 21).

1.1 PEDAGOGIA LIBERAL
A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendênfcias se manifestam, concretamente, nas práticas escolares E no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que esfces não se dêem contadessa influência. (p. 21)
Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar. A educação é a vida presente, arte da própria experienciahumana. (p. 22)
A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão-de-obra para a indústria). A sociedade industrial e tecnológica estabelece (cientificamente) as metas económicas, sociais e políticas, a educação treina (também cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas. (p. 23)

1.2 Tendêncialiberal tradicional
Papel da escola — A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. (p. 23)
Relacionamento professor-aluno — Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida;em consequência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar, a atenção e o silêncio. (p. 24)
Pressupostos de aprendizagem — A ideia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de uma outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à tio adulto, apenas menos desenvolvida. (p. 24)

2. Tendência liberal renovadaprogressivista
Papel da escola — A finalidade da .escola é adequar as necessidades individuais~ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamentos. (p. 25)
Conteúdos de ensino — Como o...
tracking img