TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.


AS TENDÊNCIAS LIBERIAS E PROGRESSISTAS.

As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momentohistórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta.Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática. É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças que propiciem o desenvolvimento dofazer, representar e exprimir.
Segundo José Carlos Libâneo, as tendências pedagógicas se classificam em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. No primeiro grupo, a Tendência Liberal, marcou aEducação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. A Pedagogia Liberal enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidõesindividuais; os indivíduos precisam aprender a adaptarem-se aos valores e á normas vigentes na sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta adesigualdade de condições. No segundo grupo a Tendência Progressista, é uma tendência que parte da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sócio-políticas da educação. A PedagogiaProgressista não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.

Tendências PedagógicasLiberais.

Segundo Luckesi (2005), a educação brasileira, pelo menos nos últimos 50 anos, tem se identificado fortemente com as tendências liberais. Esta influência não necessariamente é percebida pormuitos professores. A pedagogia liberal tem como fundamento a preparação do indivíduo para a sociedade, porém, como uma visão restrita sobre as diferenças de classe.
A pedagogia liberal acredita... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncias-Pedag%C3%B3gicas-Liberais-e-Progressistas/43912165.html

MLA

"TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS." TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncias-Pedag%C3%B3gicas-Liberais-e-Progressistas/43912165.html>.

MLA 7

"TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncias-Pedag%C3%B3gicas-Liberais-e-Progressistas/43912165.html>.

CHICAGO

"TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncias-Pedag%C3%B3gicas-Liberais-e-Progressistas/43912165.html.