Tendências mundiais de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS



Simoni Simão
Prof. Orientador: Antonio Salésio Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0581)
07/02/2013

RESUMO


As quatro características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Todas elas são direcionadas à elaboração da informaçãocontábil com o objetivo de aperfeiçoá-la ao seu usuário. Veremos a conceitualização da cada uma das quatro caracteristicas e sua aplicabilidade junto as demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis são apresentadas aos usuários externos para fornecer-lhes informações úteis à tomada de decisões econômicas. Contudo, para ser útil a informação contábil deve ser dotada de quatro característicasqualitativas básicas: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essasexigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual. Demonstrações contábeis preparadas sob a égide desta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos deusuários.

Palavras-chave: Qualitativas , Caracteristicas, Demonstrações Contábeis



1 INTRODUÇÃO


Demonstrações contábeis preparadas sob a égide desta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.As dificuldades que grande parte da população brasileira (85%) tem para cobrir todas as suas contas,está relacionada à falta de uma cultura de poupança, um hábito para o controle de gastos, como ocorrena Europa e nos Estados Unidos, cuja população tem uma maior cultura orçamentária.Estas mesmas dificuldades e as mesmas causas também podem ser encontradas nas empresas.
Para ambos os casos,guardadas as devidas proporções, as soluções passam pelos mesmos processos.As técnicas e ferramentas de planejamento, organização e controle das finanças pessoais, guardadasas devidas proporções, são as que as empresas utilizam na administração de suas finanças,notadamente o fluxo de caixa e indicadores financeiros, que resultam do processo orçamentário


2 COMPREENSIBILIDADECompreensibilidade está relacionada à forma em que a informação é evidenciada, ou seja, ela precisa ser simples e aceita por todos para que possa ser analisada e interpretada. Que as informações seja prontamente entendidas pelos usuários. A informação apresentada em demonstrações contábeis deve ser apresentada de modo a torná-la compreensível por usuários que têm conhecimento razoável de negócios e deatividades econômicas e de contabilidade, e a disposição de estudar a informação com razoável diligência.

A compreensibilidade é uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis para que elas sejam analisadas tanto pelos usuários internos quanto externos. Está relacionada à clareza e objetividade com que a informação contábil e evidenciada, abrangendo desde elementosde natureza formal como simples relatórios, como a organização espacial e recursos gráficos empregados, até a redação e técnica de exposição utilizadas. Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários.

Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades...
tracking img