Tendências de negócio no agronegócio cooperativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]

Tendências de Negócios no Agronegócio Cooperativo

Pelotas, 19 de Outubro de 2010.
Para sobreviver e crescer as empresas, cooperativas ou não, necessitam garantir um bom desempenho econômico por estratégias diferenciadoras no mercado, que está cada vez mais competitivo. O setor agropecuário é o principal segmento do cooperativismo, temum papel importante na melhoria da distribuição de renda na zona rural, uma vez que pode promover a agregação de valor aos produtos agrícolas e aumentar o poder de barganha do produtor rural em mercados relativamente imperfeitos. Já o agronegócio é o maior negócio mundial e brasileiro. No mundo, representa a geração de U$ 6,5 trilhões/ano e, no Brasil, em torno de R$ 350 bilhões, ou 26% do PIB(29%, segundo a Confederação Nacional da Agricultura - CNA). A maior parte deste montante refere-se a negócios fora do país, abrangendo o suprimento de insumos, o beneficiamento/processamento das matérias-primas e a distribuição dos produtos.
Essas exportações são diversificadas, abrangendo o café, complexo da soja, carnes, fumo, suco de laranja, cacau, açúcar e álcool, frutas, flores, hortaliças,madeira, móveis e compensados, couros e peles, entre outros produtos. Entre os principais obstáculos para a ampliação das exportações estão o protecionismo dos países desenvolvidos, o custo Brasil e as deficiências da política comercial brasileira, a falta de promoção e de marketing dos produtos brasileiros e a falta de tradição dos empresários. A possibilidade de crescimento da produção de grãos,fibras, energia, carnes, frutas, hortaliças, tubérculos, flores e piscicultura é muito grande, tanto sob a forma de aumento de produtividade, quanto pela expansão das áreas cultivadas em mais 120 milhões de hectares. Atualmente, as lavouras ocupam 51 milhões de hectares, a pecuária 220 milhões e as florestas cultivadas abrangem 5 milhões de hectares. Em termos de piscicultura, o Brasil dispõe damaior reserva de água doce do mundo e de uma das maiores costas marítimas.
O Fórum Nacional da Agricultura, criado em 1996, envolveu representantes da iniciativa privada, do executivo e do legislativo e elaborou-se um documento propondo as dez bandeiras do agronegócio, Os objetivos destas bandeiras são promover o aumento da competitividade externa e garantir a qualidade e o maior abastecimentointerno de produtos agrícolas. As dez bandeiras são as seguintes:

1. Financiamento do agronegócio;
2. Modernização da comercialização externa e interna;
3. Desoneração e simplificação tributária;
4. Redução do Custo Brasil;
5. Desenvolvimento tecnológico;
6. Modernização da defesa agropecuária;
7. Sustentabilidade da agropecuária;
8. Agricultura familiar;
9. Política fundiária;
10.Coordenação institucional do agronegócio.

O agronegócio brasileiro entra numa fase de maturidade econômica, passa a ter sua importância econômico-social reconhecida e restaura em seus agentes o orgulho de pertencerem à atividade, embora persistam as classes dos excluídos e daqueles em processo de exclusão. Consolida-se a visão do desenvolvimento sustentável da produção de alimentos, fibras,energia e de produtos da flora e fauna, e da multifuncionalidade do setor primário, mediante a agregação das atividades de lazer, turismo rural e preservação ambiental. Ocorrem a diversificação e especialização dos produtores e a organização e reestruturação das cadeias produtivas, gerando produtos para o abastecimento interno e para a exportação como mercados complementares. Busca-se a agregação devalor aos produtos e sua diferenciação, verificando-se, em contrapartida, a redução do ciclo de vida desses produtos. Observa-se a redução da presença do governo nas políticas tradicionais de crédito, preços mínimos e seguro agrícola e a maior integração e dependência dos produtores em relação ao mercado.

As principais tendências, em nível geral, desagregando-se por setores são:

• Aumento...
tracking img