UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: MARCELLA ARRAES
DISCENTES: GILBERTO ABREU

TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS

INTRODUÇÃO
"No final dos anos 70 e início dos 80, a abertura política decorrente do final do regime militar coincidiu com aintensa mobilização dos educadores para buscar uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade. Ao lado das denominadas teorias crítico-reprodutivistas, firma-se no meio educacional a presença da pedagogia libertadora eda pedagogia crítico-social dos conteúdos, assumida por educadores de orientação marxista"
Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, p. 41.
RESUMO
Conforme Libâneo, a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com asrealidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
Na visão da pedagogia dos conteúdos, admite-se o princípio daaprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.
Características da Tendência "Crítica-Social dos Conteúdos"
Papel da Escola: É a tarefaprimordial. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante de todo social, a função é "uma atividade mediadora no seio da prática social e global". Consiste para o mundo adulto.
Conteúdos: São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, não basta [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Tendência progressista crítico-social dos conteúdos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncia-Progressista-Cr%C3%ADtico-Social-Dos-Conte%C3%BAdos/776454.html

MLA

"Tendência progressista crítico-social dos conteúdos" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncia-Progressista-Cr%C3%ADtico-Social-Dos-Conte%C3%BAdos/776454.html>.

MLA 7

"Tendência progressista crítico-social dos conteúdos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncia-Progressista-Cr%C3%ADtico-Social-Dos-Conte%C3%BAdos/776454.html>.

CHICAGO

"Tendência progressista crítico-social dos conteúdos." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tend%C3%AAncia-Progressista-Cr%C3%ADtico-Social-Dos-Conte%C3%BAdos/776454.html.