Tendência para banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendências em banco de dados

1 INTRODUÇÃO

Os tipos de dados e informações de que os administradores necessitam se modificam à medida que os processos empresariais mudam. Além das evoluções tecnológicas voltadas para banco de dados é importante notar que os avanços de outras áreas também influenciam o mundo de banco de dados. Como exemplo pode-se citar as diversas aplicações da chamada Web,os constantes avanços em hardware e as melhorias nos processos de desenvolvimento de sistemas.

1 BANCO DE DADOS

Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Entende-se por dado, toda a informação que pode ser armazenada e que apresenta algum significado implícito dentro do contexto ao qual ele se aplica. Usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como SistemaGerenciador de Banco de Dados (SGBD), exemplo: Access, DB2, Oracle. Algumas características deste: integridade, restrições, segurança/privacidade, restauração, reorganização e eficiência. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.
Banco de dados é o método preferido de armazenamento para aplicações multiusuárias grandes onde a coordenação entre muitos usuários énecessária. Até mesmo usuários individuais os acham convenientes, entretanto, muitos programas de correio eletrônico e os organizadores pessoais estão baseados em banco de dados.

2 TENDÊNCIAS EM BANCO DE DADOS

Há inúmeras tendências emergentes no desenvolvimento e uso de bancos de dados e sistemas de gerenciamento de bancos de dados que satisfarão às necessidades dos administradores, permitindo àsorganizações a colocação de dados em locais diferentes, o uso da abordagem orientada para o objeto no desenvolvimento e uso dos sistemas de gerenciamento de banco de dados, e a procura e uso de dados não estruturados, como gráficos e vídeo.
Algumas ideias já existem de alguma forma nos produtos atuais, outras estão encaminhando para a implementação e algumas são ideias teóricas que talvez nãovenham a aparecer.

3.1 Bancos de Dados relacionais “voltam a ser uma boa escolha”:

Parece que toda a propaganda em cima do NoSql, ferramenta desenvolvida para atender novas exigências em banco de dados, irá decrescer. DBAs, profissionais responsáveis pela instalação, administração e suporte aos bancos de dados, e empresas retornarão para o já comprovado SQL. Toda a promessa de escalabilidadee distribuição que levou à adoção do NoSql não pode compensar a falta de funções mais básicas transacionais e relacionais, que são requisitos básicos para qualquer aplicação comercial.
Casos alternativos serão encontrados utilizando NoSql, como por exemplo DW / BI, aonde o grande conjunto de dados e vários tipos englobados são a chave do alto desempenho.

3.2 Empresas e desenvolvedores irãoperceber que banco de dados na nuvem tem necessidades específicas:

Essa é uma discussão que está amadurecendo. Enquanto alguns começam a perceber os benefícios da nuvem, outros percebem que a cloud não é apenas abstração da virtualização.
Bancos de Dados não são apenas a parte mais crítica de uma aplicação, mas está tornando claro que banco de dados nas nuvens são diferentes das instalaçõestradicionais. A tendência é de que as bases de dados nas nuvens tenham forte crescimento neste ano.

3.2.1 Serviços de bancos de dados baseados na nuvem

A Salesforce.com anunciou o Database.com, seu serviço de banco de dados relacional, em dezembro. Desde então está claro que a Salesforce.com está longe de ser a única do mercado a oferecer um banco de dados independente hospedado na nuvem.Existem pelo menos quatro outros concorrentes, e outros estão por vir. E um deles é uma empresa muito familiar: a Microsoft.
Embora exista a capacidade dos clientes em instalar o Oracle ou o MySQL em instâncias na nuvem por anos, todos esses serviços fornecem banco de dados projetados especificamente para a nuvem. Abaixo alguns desses serviços:
• Xeround:

Oferece o seu próprio serviço de banco...
tracking img