Tendência liberal tecnicista

Tendência Liberal Tecnicista

A Tendência Liberal Tecnicista teve inicio na segunda metade do século XX nos EUA e foi introduzida no Brasil por volta de 1960 á 1970. Nessa tendência valoriza-seo homem como um produto do meio, sua consciência então é formada a partir das relações que o individuo obtém com o meio ou relações controladas cientificamente através da educação.
Dessa forma aeducação atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, ou seja, do sistema capitalista, assim articula-se diretamente no sistema produtivo da sociedade, por tanto ela se emprega a ciência da mudançade comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. O interesse dessa tendência é o de produzir “indivíduos” competentes para o mercado de trabalho, transmitindo eficientemente, informaçõesprecisas, rápidas e objetivas.
Essa Tendência tem como função adequar o sistema educacional a proposta econômica e política, preparando assim, mão de obra para ser aproveitada pelo mesmo mercado detrabalho.
Os conteúdos Tecnicistas são informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológicas dadas por especialistas e sistematizadas em manuais, livros didáticos, material audiovisual, etc..vistos em módulos.
A relação de professor e aluno é objetiva, onde o professor é o técnico responsável por transmitir informações e pela eficiência do ensino e o aluno é o espectador que fixa estasinformações e prepara-se para o mercado de trabalho.
A metodologia Tecnicista consiste no método de transmissão/recepção de informações, através de passos seqüenciais. Aparece na forma deplanejamento em moldes sistêmicos, concepção de aprendizagem, operacionalização de objetivos e uso de procedimentos científicos.
A avaliação é feita de acordo com a produtividade do aluno, comrealização de exercícios programados levando ao exagero o apego aos livros didáticos.
Existem contradições, sabemos que por mais que se implantem cursos, programas de ensino etc. sempre haverá suas...
tracking img