Tempos e movimentos da produção de Kimonos: estudo de caso na Nagashima Kimonos e Bordados

3544 palavras 15 páginas
Tempos e movimentos da produção de Kimonos: estudo de caso na Nagashima Kimonos e Bordados

Gabriela Borges de Araújo Pinheiro; Jéssica Ferreira de Lima; Natália Vasconcelos de Andrade; Zenira Carvalho Costa.

Resumo
Este artigo aborda técnicas de gestão de processos, sob a ótica da aplicação do estudo de tempos e movimentos em um problema real na produção de Kimonos em uma empresa de artigos esportivos. A metodologia é de pesquisa explicativa e a pesquisa exploratória, onde foram coletados dados e informações pertinentes ao estudo de caso. Com os resultados obtidos, mediante uma análise do estado atual das operações, propostas de melhoria foram sugeridas.

Palavras-chave: estudo de tempos e movimentos, processos, Kimonos.

1. INTRODUÇÃO

O uso da ferramenta de estudos de tempos e movimentos tem como objetivos, em primeiro lugar eliminar esforços desnecessários ao executar uma operação; procurar habilitar os empregados a sua função; estabelecer normas para execução do trabalho e descobrir métodos que venham proporcionar melhorias no processo produtivo. (FIGUEIREDO; OLIVEIRA; SANTOS, 2011).
Este artigo tem como objetivo mostrar com um exemplo prático, como a gestão de processos pode beneficiar as diversas áreas de uma empresa, neste caso, com o estudo de tempos e movimentos, objetivando aumentar a capacidade produtiva, estabelecendo uma rotina de trabalho eficiente com o mínimo de custos decorrentes de desperdícios para a empresa, para isso, realizou-se um estudo de tempos e movimentos na produção de Kimonos numa empresa de confecção esportiva.
A elaboração deste trabalho ocorreu para atender a necessidade em aumentar a produtividade da empresa, que busca padronizar seus tempos de produção, principalmente dos kimonos e, assim, aumentar a capacidade de produção diária para atender aos pedidos dentro dos prazos solicitados pelos seus clientes. Além disso, a padronização trará maior controle das operações e facilitará a identificação de gargalos e

Relacionados