Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO – TEMPOS MODERNOS
CHARLES CHAPLIN (1936)

CONCEITOS E ABORDAGENS CLÁSSICAS – TGA.

O filme focaliza a vida na sociedade americana caracterizada pela produção com base no sistema delinhas de montagem e especialização do trabalho no auge da Revolução Industrial.

[pic]

Com a grande demanda originada pelo crescimento do capitalismo as produções que eram artesanais, passaram aser industriais, visando com isso maior lucratividade, os artesões migraram de suas pequenas oficinas para as indústrias.

[pic]

A linha de produção na época mostra claramente através do filme, quepara garantir um ritmo acelerado de produção, era necessário que os operários mais fortes estivessem no inicio da linha, mostrando divisões de tarefas, obtendo com isso, maior quantidade de peças.[pic]

As teorias de Taylor são vistas pelo ponto de vista do trabalhador no processo de produção, como uma supervisão policiada. O trabalhador com isso não demonstrava interesse e nem motivação, anão ser os de recompensa financeira. No filme observa-se o monitoramento excessivo da linha de produção por parte do diretor, que a cada momento solicita a um subordinado o aumento de velocidadealterando assim constantemente o tempo padrão de produção.

[pic]

Vimos também que a repetição de atividades provoca distúrbios incontroláveis no corpo humano.

Apresentando este assunto nos diasde hoje, temos o exemplo do digitador que trabalhando por horas pode desenvolver “LER” refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos etendões provocando irritações e inflamação dos mesmos, causada por movimentos repetidos e contínuos.

[pic]

Na abordagem Clássica da administração, o filme nos coloca a ênfase da estruturaorganizacional, através da distribuição dos níveis hierárquicos.

No filme predomina a teoria taylorista que enfatiza o trabalhador como máquina e exploração através de tarefas.

[pic]

O homem...
tracking img