Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Centro universitário UNA Cursos: Serviço Social Disciplina: Filosofia Professor (a): Marlise Alunas: Vanessa de Morais e Fernanda de Oliveira Filme Comentado: Charlie ChaplinTempos Modernos -1936 Data: 24/09/2012 |

O filme de charles chaplin, de uma forma bem humorada , mostra a relação desigual de patrão e empregado. Chama a atenção arespeito do tratamento dado a classe trabalhadora.
Uma época em que o capitalismo predominava e com isso a burguesia por sua vez só visavam o lucro para suas empresas com a enormetendencia a explorar cada vez mais o trabalhador. O empregado na sua posiçao inferior só tinha o direito a obediencia,usar seus instrumentos de trabalho que eram sua força e avelocidade das maos. Os trabalhadores tinham que trabalhar em condiçoes subumanas,cargas horarias abusivas,local de trabalho inseguro pois oferecia risco e muita sujeira, baixos salarios,os intervalos eram reduzidos,uma verdadeira miseria ,foi sendo assim desde a revolução industrial. Assim eram os burgueses capazes de fazer qualquer coisa, iam atras de inovaçoesonde fizessem os trabalhadores produzirem mais em menor tempo. A intençao era fazer com que o empregado pensasse só em trabalho deixando a margem , alienado.
Enfim, este filmecritica os modos de produção capitalista, a ambição dos burgueses e , principalmente , as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores.Esses problemas passadosainda, em parte, se manifestam: no Brasil ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dosfuncionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1709223-cr%C3%ADtica-ao-filme-tempos-modernos/#ixzz2795C5BfR
tracking img