Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTO DE PARTIDA: DA VISÃO SISTÊMICA. (Cap. 3, p. 35 a 43).
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter oconhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Um sistema é umconjunto de partes interdependentes que atuam visando a um objetivo comum. É qualquer entidade conceitual e física, composta de partes inter-relacionadas (como exemplo citaremos o corpo humano no qual éconstituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades) e interdependentes dotada de um objetivo. Assimsendo, sistema é um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados, sendo que sem um objetivonão existe um sistema.
Distinguiremos cinco categorias de objetivos:
1. Objetivos da sociedade: Ponto de referência: a sociedade em geral. Exemplos: produzir bens e serviços; manter a ordem, criare manter valores culturais. Esta categoria engloba tipos de grandes organizações que preenchem as necessidades da sociedade.
2. Objetivos de produção. Ponto de referência: o público que entra emcontato com a organização. Esta categoria trata de tipos de produção definidos em termos das funções do consumidor. Exemplos: bens de consumo; serviços a empresas; cuidados com a saúde; educação.3. Objetivos de sistemas: Ponto de referência: maneira de funcionar da organização, independentemente dos bens e serviços que produz, ou dos objetivos daí resultantes. Exemplos: ênfase dada aocrescimento, à estabilidade, aos lucros ou às modalidades de funcionamento. As organizações têm opções nesse sentido, e a maneira pela qual funciona o sistema e o que este cria, independentemente dos...
tracking img