Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. INTRODUÇAO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
“Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.” 4
(Milton Friedman) 4
2.1. Origem etimológica da palavra liberdade 4
2.2. Definição de liberdade 4
2.3. Reflexões filosóficas sobre liberdade 5
2.3.1. Aristóteles 5
2.3.2. Thomas Hobbes, Jean Jacques Rousseau,Georg Hegel 6
2.3.3. Jean-Paul Sartre 6
2.4. Diversos tipos de liberdade 7
2.5. Direitos e deveres do ser humano 7
2.5.1. Direitos 7
2.5.2. Deveres 8
2.6. Fases da vida 9
2.7. Reflexão pessoal 10
3. CONCLUSÃO 14
4. BIBLIOGRAFIA 15

Ilustração 1 - Eugéne Delacroix - la liberté guidant le peuple 5
Ilustração 2 -aristóteles 5
Ilustração 3 - Jean-paul sartre 6Ilustração 4 - direitos humanos 7
Ilustração 5 - ciclo vital humano 9
Ilustração 6 - foto na escola primária 10
Ilustração 7 - revolução dos cravos 11

INTRODUÇÃO
Este é um trabalho pertencente à área de Cidadania e Profissionalidade, cujo módulo de referência se refere aos direitos e deveres num contexto privado.
Inicialmente, através de pesquisa em páginas Web, irei relatar algunspensamentos filosóficos sobre o termo liberdade, sua origem etimológica e diferentes tipos de liberdade. Seguidamente descreverei alguns direitos e deveres do Homem, assim como as diferentes fases da vida ou ciclo vital do ser humano.
Finalmente e com base numa introspecção pessoal relatarei factos, conceitos e atitudes ao longo da minha vida, relativamente a direitos e deveres, assim como liberdade eresponsabilidades inerentes.

DESENVOLVIMENTO

* “Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.”
* (Milton Friedman)

1.1. Origem etimológica da palavra liberdade
A origem da palavra liberdade (eleutheria), segundo a etimologia grega, significava liberdade de movimento, tratava-se de uma possibilidade do corpo,não considerada como um dado da consciência ou de espírito, assim o significado grego estava relacionado à ausência de limitações e coacções. A palavra alemã Freiheit (liberdade) tem origem histórica nos vocábulos freihals ou frihals, de onde originou a palavra inglesa Freedom, cujo significado era “pescoço livre”, livre de grilhõesmantidos nos escravos. Já a palavra libertas, em latim, de onde seoriginou também a palavra liberdade, designava “independência”, que resume bem a palavra grega.
Portanto, percebemos que a palavra liberdade, nas três situações, está fortemente a uma situação política do ser humano. Muito tempo passou, até que a liberdade deixasse de indicar o status político, ou uma circunstância aleatória de não impedimento e passasse a incorporar no seu significado umadisposição interior, uma qualidade íntima que prescindia do agir, um querer desvinculado do poder.
1.2. Definição de liberdade
Segundo o site Wikipédia (www.wikipedia.org) “Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e aespontaneidade de um sujeito racional, ou seja, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_La_libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpg

Ilustração 1 - Eugéne Delacroix - la liberté guidant le peuple

1.3. Reflexões filosóficas sobre liberdade
O seu surgimento levou os filósofos aquestionarem-se e a reflectirem sobre a liberdade, procurando clarificá-la e aprofundá-la. Irei relatar algumas reflexões sobre o termo liberdade, segundo alguns pensadores.
1.4.1. Aristóteles
http://filosofonet.wordpress.com
Ilustração 2 -aristóteles
A primeira expressão de liberdade absoluta, incondicional e sem limitações, surgiu em Aristóteles. Conforme este filósofo, a acção moral do...
tracking img