Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno:
Professora:
Componente Curricular: Sociologia
Série:
Data:

Tempos Modernos

No filme Tempos Modernos foi lançado na crise de 1929 período marcado pelasdificuldades econômicas mostra a pratica da luta de classes, onde o operário traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado,segundo a teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que exploravam essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para receber pouco e aumentara produtividade para melhores lucros dos burgueses). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições precárias em que seencontravam esses operários.
Karl Marx acredita que o trabalhador estava alienado, em meio ao processo produtivo, pois o operário deixa de participar do início do processoaté a etapa final, isto é, o trabalhador passa a se restringir a uma só tarefa, repetitivamente. Podemos identificar isto no filme no momento em que se tem uma pausa naprodução e os operários continuam realizando o mesmo movimento que faziam na etapa da produção a qual trabalhavam, com a ideia de que a ação feita por eles tenha sidoimposto em seu organismo, tornando-se um ato mecânico, não necessitando, de nenhuma forma de pensamento ou raciocínio vindo do trabalhador para a execução de sua tarefa, como seeste fosse uma espécie de máquina humana.
A visão do capitalista segundo Karl Marx na produção seria a da necessidade de exploração do trabalhador, e então, a daespecialização dele, visto que, como já enxergava , o que motivava estes capitalistas eram seus interesses econômicos próprios, sendo, assim, egoístas e ambiciosos.
tracking img