Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

CRISTIANE FARIA FERREIRA
ELIANA DI CROCE
FLAVIA BATISTA LAMANNA
JÉSSICA FRANCISCA DOS SANTOS
JÉSSICA SILVA DOS SANTOS
MARCOS VINICIUS SILVA DOS SANTOS

TEMPOS MODERNOS

SÃO PAULO
2012
CRISTIANE FARIA FERREIRA - RA: B4612E-5
ELIANA DI CROCE - RA: B516HB-0
FLAVIA BATISTA LAMANNA - RA: B5646E-1
JÉSSICA FRANCISCA DOS SANTOS - RA: B49571-5
JÉSSICA SILVA DOSSANTOS - RA: B502DF-6
MARCOS VINICIUS SILVA DOS SANTOS - RA: B502EI-8

TEMPOS MODERNOS

Analogia do filme tempos modernos com conceitos em administração apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: (Profº Drª Silvia Helena)

SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1
RESUMO 2
ANALOGIA DO FILME TEMPOS MODERNOS 4
CONCLUSÃO 6
ANALOGIA DOS INTEGRANTES DO GRUPO 7

INTRODUÇÃOEste trabalho visa fazer uma breve análise a respeito do tratamento que se dá a condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30. Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoriacientifica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
A Administração Cientifica erigiu-se do esforço dos teóricos da época para dar conta das consequências da Revolução Industrial: Crescimento acelerado das organizações, complexidade de sua administração, bem como, necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, face à concorrência e a competiçãoentre as empresas.
Os princípios de administração cientifica de Taylor constituíram-se na base para o modo de trabalho por toda a primeira metade deste século e, em muitas situação, predominam ate hoje. Basta observar o que acontece com muitas empresas de sistemas de franquia, que ainda adotam o mesmo enfoque Taylorista. A organização que adota o enfoque de Taylor separa o planejamento dotrabalho de sua execução. Isso faz com que se crie uma separação entre os trabalhadores que fazem e os que pensam, ou melhor, cria-se uma divisão “entre mãos e cérebros” O sistema adotado por Taylor.

RESUMO

Tempos modernos é um filme de 1936 do britânico Charlin Chaplin, que fala sobre a indústria moderna naquela época, o filme é na verdade uma critica ao “Taylorismo”. Onde o nosso personagemprincipal Charlin Chapin tenta se adaptar a vida moderna.
O filme começa mostrando um bando de animais correndo no mesmo sentido, esbarrando uns nos outros e na sequência um bando de gente andando com pressa a caminho do serviço, também se esbarrando uns nos outros, o que retratava a realidade de como as pessoas eram tratadas no seu dia a dia.
Ao chegarem à fábrica todos batem o cartão de pontoe em seguida vão para os seus respectivos postos de trabalho, o encarregado de ligar e controlar as máquinas bate a chave e todos começam a trabalhar. Enquanto isso o presidente fica em sua lendo jornal apenas e acompanhando o trabalho de seus funcionários através de câmeras, não contente com a produção cobra o encarregado para aumentar a velocidade das maquinas, pois a produção esta baixa, osfuncionários tinham que acompanhar o ritmo proposto das maquinas.
O personagem de Charles Chaplin “Carlitos” é responsável por apertar os parafusos e os outros dois colegas deles de martelarem a mesma peça, todos fazendo o mesmo movimento repetitivo de acordo com a sua função, não há tempo para fazer qualquer outro tipo de movimento, pois seus supervisores denominavam desnecessários, tinham queproduzir mais e mais no menor tempo possível. A pressão para aumentar a produção é tanta que outra empresa desenvolveu uma máquina alimentadora para alimentar uma pessoa sem que ela precisasse parar de trabalhar para se alimentar assim ele não iria perder tempo, mas a tentativa foi um fracasso. Devido as cobranças e a fadiga dos movimentos repetitivos Carlitos tem um colapso nervoso onde todos...
tracking img