Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIODIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DE INVERTEBRADOS EDÁFICOS EM SOLO SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS

BIODIVERSITY AND VERTICAL DISTRIBUTION OF SPINELESS EDÁFICOS IN SOIL UNDER DIFFERENT VEGETABLE COVERINGS

SOUTO1, P.C., FERNANDES2, R. A., QUEIROGA3, V.P.P. , SOUSA4, F.Q.; SOUSA5, F.Q.; SOUSA6, J.S.; ALMEIDA7, P.G.; WANDERLEY8, J.A.C.; SOUTO9, J.S

1-8 Universidade Federal deCampina Grande – campus de Pombal (PB)
9Universidade Federal de Campina Grande – campus de Patos (PB)
e-mail: pcarneirosouto@yahoo.com.br


Resumo

O aumento da diversidade da macrofauna constitui um bom indicador das alterações sofridas no sistema edáfico. O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações na distribuição vertical e composição da comunidade da macrofauna edáfica em soloscom diferentes coberturas vegetais em condições de semi-árido. Para determinação da macrofauna foram coletados monólitos de solo em áreas com diferentes tipos vegetacionais: área com capim panasco (Aristida adscensionis L), área com vegatação de caatinga, área com malva (Malva sylvestris L) e área com solo desnudo (sem vegetação). De acordo com os resultados obtidos verificou-se que os principaisgrupos taxonômicos encontrados foram Coleoptera, Oligochetas e Hymenoptera.


Abstract

The increasing of the diversity of the macrofauna constituted a good indicator of the alterations suffered in the edaphic system. The objective of this study was to evaluate the alterations in the vertical distribution and the community's of the soil macrofauna composition in under differentvegetable coverings in conditions of semi-arid. For determination of the macrofauna soil monoliths were collected in areas with different type’s of vegetation, area with grass panasco (Aristida adscensionis L), area with caatinga vegetation, area with malva (Malva sylvestris L) and area with nude soil (without vegetation). According to the obtained results was verified that the main groups taxonomic wasColeoptera, Oligochetas and Hymenoptera.




Introdução

Dentre os organismos que atuam no funcionamento biodinâmico do solo destaca-se a fauna edáfica, que participa do complexo serrapilheira-solo, desempenhando importante papel na ciclagem de nutrientes e na estrutura física do solo (Barros et al., 2001).
Por sua íntima associação com os processos que ocorrem no solo e suagrande sensibilidade a interferências no ambiente, a composição da fauna do solo reflete o padrão de funcionamento do ecossistema. (Freitas, 2007).
Esses organismos, de certa forma, são fáceis de serem avaliados, pois os métodos de avaliação são baseados na identificação e contagem dos indivíduos. Entretanto, são parâmetros muitas vezes “frágeis”, à medida que as populações de fauna do solosofrem grande influência sazonal e sua sobrevivência é extremamente dependente da presença de habitats específicos (Doran et al., 1996).
O objetivo deste trabalhou foi avaliar as alterações na distribuição vertical e composição da comunidade da macrofauna edáfica em solos com diferentes coberturas vegetais em condições de semi-árido.



Material e Métodos

A coleta de solo paradeterminação da macrofauna foi realizada em três municípios com ocorrência de diferentes tipos vegetacionais: em uma área de capim panasco (Aristida adscensionis L), localizada no município de Patos (7° 01’26.40”S e 37° 16’45.42” W), em uma área de Caatinga com bom estagio de preservação, localizada no município de Condado (6° 20’ 59.82 S e 37° 32’ 59.92 W), utilizada como referencial paracomparação e duas áreas no município de São Bentinho ( 6° 54’04.84 S e 37°43’ 45.95 W), sendo uma em área com malva (Malva sylvestris L) e outra área com solo desnudo (sem vegetação).
As amostras foram coletadas em março de 2008, período este em que a precipitação acumulada atingiu em torno de 450 mm nesses municípios.
A macrofauna foi coletada utilizando o método do TSBF (“Tropical Soil...
tracking img