Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade serigy

Curso gastronomia

Disciplina: Cozinha brasileira e Sergipana

Professor : Evandro kfoury











Região norte e Centro- Oeste





















Alunas : Juliana Santana

Tânia Farias

4º período matutino

Aracaju, 13 de Abril de 2012

Introdução

A pesquisa realizada tem oobjetivo de mostrar a grandeza do nosso país e destacar a cultura gastronômica que caracteriza a culinária da região norte e centro-oeste.

O Norte com a riqueza da selva amazônica em sua infinidade de ervas e ingredientes característicos da região com hábitos distintos de comunidades ribeirinhas, traz grande variedade de frutos, peixes e oleaginosas que identifica de forma muito forte estaculinária rica em cores , sabores, e influência de hábitos alimentares de indígenas. No coração do Brasil o Centro- Oeste possui ingredientes muito especiais, como Pequi, Guariroba e Jurubeba isso sem falar na enorme variedade de peixes. A influência portuguesa se faz presente nos doces com açúcar moldados de diversas formas. Em comum as duas regiões trazem , surpresas, história e sabores do nossoBrasil.







Região Norte

O Norte é a maior região do Brasil, representando 42,27% do território brasileiro. Suas comidas típicas são a base de peixes e algumas plantas como o jambu que é um tipo de agrião do Pará.

A culinária também tem grande predominância da tradição indígena misturadas com comidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades.

A região Norte édividida por 7 estados sendo eles: Acre, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

Abaixo segue a descrição de cada estado da região Norte e o que ele tem de melhor:

Acre: suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e Libanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos sãoirresistíveis.

Rondônia: seu principal prato é o pirarucu a casaca.

Tocantins: é um dos Estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988, tem uma grande variedade de pratos típicos que agradam todos que passam pela região. Há uma forte influência das culturas indígena, paulista, portuguesa e mineira, com muitas receitas a base de peixe como peixe no leite, peixada, peixe na folhade bananeira e carne do sol.

Amazonas: Suas comidas típicas influenciadas pela cultura indígena e que faz muito sucesso. Um prato tradicional e típico é o tacacá, mas também tem outros, como pato no tucupi, peixe moqueado, calderada de tambaqui e o matrinxã na brasa. Além das frutas nativas da região que são muito usadas em vitaminas como açaí, graviola, cupuaçu e pupunha.

Roraima: também hámuitos pratos típicos como paçoca com banana, caldeirada de peixe, galinha caipira, mugica de peixe, picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes, torta de carne de sol, damurida, carne de sol regional, torta de peixe bodó feito geralmente de cascudo, diversos doces como, bolo de macaxeira, de cupuaçu, farinha de tapioca, bolo de tapioca, tapioca de coco, pé-de-moleque e castanha. Eainda as bebidas como suco de buriti, vinho de buriti, suco de açaí, pajuarú, caxiri, aluá, bacaba e suco de cupuaçu.

Pará: se misturam com os Estados vizinhos, trazendo pratos típicos como pato no tucupi, que é feito com caldo amarelo tirado da mandioca e cozido por uma semana e depois assado o pato, ele é ainda cozido dentro do caldo de tucupi e servido com arroz branco, farinha de mandioca ejambu, outros pratos típicos são a maniçoba do tupi maní, caruru, tacacá, vatapá, chibé, além dos peixes e mariscos como: pirarucu, tambaqui, tamuatá, tucunaré, dourada, pescada, sarda, piramutaba, traíra, pacu e piranha.

Amapá: é o tacacá, base de caldo de tucupi, carne com goma de tapioca, jambu, camarão, sal, alho e pimenta.



Região Centro – Oeste

A região Centro-Oeste é...
tracking img