Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico do filme

Por volta de 1932, Chaplin começou a trabalhar na história do filme que, a princípio, iria se chamar The Masses ( "As massas"). Durante o outono, seu amigo Joseph Shenck apresentou-lhe Paulette Goddard e Chaplin a contratou para o seu próximo filme. Paulette e Chaplin foram os protagonistas de Tempos Modernos. Em 1933 casou-se em segredo com ela, durante um cruzeiro.
Em1934 terminou de escrever a história e, em outubro do mesmo ano, começou a filmá-la. No estúdio da avenida La Brea, modernizado e sonorizado, foram construídos vários cenários, sendo o mais importante o da fábrica. No bairro do porto em Los Angeles, outro grande cenário foi construído, só que este aberto, representando um bairro operário. Esse cenário chegou a cobrir dois hectares do terreno.
Afilmagem e montagem terminaram em 1935. A mise-en-scène levou 10 meses, no total, para ficar pronta. No outono desse ano, Chaplin escreve a partitura das músicas do filme. Teve, nessa etapa, a ajuda de Alfred Newman, Edward Powell e David Raskin para o arranjo e a orquestração.
No dia 5 de fevereiro de 1936, o filme Modern Times ("Tempos Modernos") estréia no Rivoli Theatre, de Nova York.
TemposModernos custou um milhão e meio de dólares, sendo 500.000 somente para a construção da grande máquina em que Chaplin é engolido com Chester Conklin (ator do filme, fez o papel de um operário mecânico.). O filme, recebido friamente pela crítica americana (foi acusado de comunista), rendeu apenas um milhão e oitocentos mil dólares nos Estados Unidos. Foi proibido na Itália e na Alemanha, mas alcançougrande sucesso na Inglaterra, na França e na União Soviética.


Resumo do filme
Tempos Moderno é uma história sobre
a indústria, a iniciativa privada e a
humanidade em busca da felicidade.
(Charles Chaplin, em frase no início do filme)

O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grandefábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lárecuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...
Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista docaminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir daprisão.
Nesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem (Paulette Goddard), vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas emum orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende , mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também: rouba comida em um...
tracking img