Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Eficaz: Obstáculos e Estratégias
Embora existam muitas subtilezas na comunicação entre as pessoas, algumas competências básicas podem ajudá-lo a ser um comunicador mais eficiente. Os obstáculos e as estratégias associadas à compreensão oral, análise da sua percepção e a comunicação verbal são ferramentas úteis.

Obstáculos à compreensão oral
• • • • Concentrar-se numa ordem detrabalhos pessoal. Quando o tempo que deveria ser utilizado a ouvir é dedicado a formular a nossa próxima resposta, não conseguimos prestar verdadeiramente atenção ao que o interlocutor está a dizer. Ouvir “ruído” emocional. Reagimos emocionalmente a certas palavras, conceitos e ideias, e a outros sinais dos interlocutores (aparência e sinais não-verbais). Faça um esforço consciente para silenciaras suas próprias reacções emocionais para que possa prestar a devida atenção. Criticar o interlocutor. Não se deixe distrair por avaliações críticas sobre o interlocutor. Concentre-se no que ele estiver a dizer – na mensagem – e não no mensageiro. Compreender a velocidade de discurso por oposição à velocidade de pensamento. A velocidade do discurso (125 palavras por minuto) é vulgarmente muitoinferior à velocidade com que pensamos (600-800 palavras por minuto). Pode precisar de se concentrar em usar algum tempo mental adicional para clarificar e organizar mentalmente o que o interlocutor está a dizer. Por outro lado, quando o ouvinte está a comunicar numa segunda língua, pode ser importante que o interlocutor abrande a velocidade do discurso. Ter sobrecarga de informação. Demasiadosestímulos ou demasiada informação podem fazer com que seja difícil prestar verdadeiramente atenção ao discurso. Tente concentrar-se na informação relevante e nos pontos fundamentais que estão a ser transmitidos. Ouvir “ruídos” exteriores. O ruído audível pode ser extremamente desconcentrante. Algumas coisas podem, contudo, ser minimizadas – e.g., baixe o som da campainha do telefone e o som do e-mailno computador quando tiver uma reunião. Outros ruídos podem ser inevitáveis – e.g., construção, outras pessoas. Podem também existir “ruídos” figurativos do meio exterior, como, por exemplo, uma decoração excessiva ou inapropriada da sala ou condições ambientais (i.e., a sala está demasiado quente ou fria). Ter dificuldades físicas. Sentir-se fisicamente mal ou ter dores podem tornar difícil aconcentração. Pode preferir transmitir a quem está consigo que esta não é uma boa altura para a reunião ou o encontro e marcar para outro dia. De contrário, terá que fazer um esforço ainda maior para se concentrar e prestar atenção.

• •



Estratégias para ouvir eficazmente
• Pare. Concentre-se na outra pessoa, nos seus pensamentos e sentimentos. Concentre-se de forma consciente na tarefade silenciar os seus próprios comentários interiores e esqueça as suas preocupações para pensar nas do interlocutor. Dirija toda a sua atenção para o interlocutor.

1
Traduzido e adaptado de Teaching Tips, no âmbito da parceria com o Centre for Teaching Excellence, University of Waterloo (Waterloo, Ontario, Canada).

• •





Olhe. Preste atenção às mensagens não-verbais sem sedeixar distrair por elas. Repare na linguagem corporal e nos sinais não-verbais que permitam uma melhor compreensão do discurso do seu interlocutor. Evite, contudo, distrair-se e perder a mensagem verbal. Ouça. Preste atenção e tente captar a essência dos pensamentos do seu interlocutor: pormenores, ideias principais e os seus sentidos. Procure uma compreensão global daquilo que o interlocutor estáa tentar comunicar em vez de reagir a palavras ou termos individuais que ele utilize para se exprimir. Crie empatia. Imagine como se sentiria na situação do interlocutor. Crie empatia para com os sentimentos do interlocutor, enquanto mantém um núcleo tranquilo dentro de si. Não precisa de aderir a todos os problemas ou questões do interlocutor, desde que reconheça o que ele está a sentir. Faça...
tracking img