Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Tempos Modernos – Charles Chaplin

Osasco
2011

1) Com base nas informações descritas e após ter assistido o filme, faça um relatório relacionado eexemplificando com partes do filme a história ao contexto histórico.

No filme, que se passa na época da Revolução Industrial, observamos que para aumentar a produtividade das fábricas, o foco era a rapidezna realização das tarefas, sem a preocupação com o lado físico e psicológico do ser humano e as conseqüências que aquilo poderia trazer.
Mostra o modo como o trabalho é mecanizado e adesconsideração do elemento humano, tanto que cansado e esgotado por toda essa mecanização da rotina de trabalho, o operário causa tumulto na fábrica.
O operário era forçado a repetir os mesmos movimentosdiariamente, com isso seu raciocínio ficou danificado.
A cena em que o ex-operário deve procurar um calço de madeira, mostra que de tanto repetir as mesmas funções, não consegue usar do raciocíniopara encontrar o que lhe havia sido mostrado. Acaba tornando a simples tarefa em um desastre, já que deixa o navio que estava em construção afundar no mar.
Ao conhecer a bela órfã, amos passam porvários momentos mas decidem seguir em frente, mesmo com a crise amargurante.
O exemplo está na cena em que a moça se mostra desanimada e Charlot lhe diz:
- Levante a cabeça, nunca abandone aluta. Vamos conseguir nos virar.

2) Relacione o filme aos dias atuais.

Houve mudanças, porém em partes.
Apesar de hoje em dia os funcionários receberem treinamentos específicospara determinadas funções, os problemas vividos nos anos 30 não são muito diferentes dos dias atuais. Ainda vivemos com desigualdades social e econômica.
Sabemos que existem pessoas trabalhando emcondições precárias e não recebem salários dignos, considerando-se exploração.
O desemprego, a pobreza e intolerância continuam convivendo com a sociedade.
Podemos relacionar também o homem e...
tracking img