Tempos modernos, analise economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre “Tempos Modernos”
Economia e Linguagem

Diversos aspectos da teoria de Karl Marx e da teoria de Adam Smith aparecem no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, como forma decrítica dos autores ao moderno pensamento da sociedade industrial, com a marginalização exagerada do operariado e com a implantação de máquinas no meio industrial, além da substituição da mão-de-obra dosoperários pela modernização da linha de produção, que caracteriza o Fordismo que consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes dematérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra.
Refém da burguesia, o proletariado passa a vender a sua força de trabalho. A personagem principal se sujeita a um serviço estressante erepetitivo, usando a si próprio como fonte de capital. A utilização do seu serviço se dá única e exclusivamente com o intuito de vender-se, como uma mercadoria sem ter conhecimento do produto finalque irá produzir com o seu trabalho. Isto se define ao Taylorismo que propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, dividir as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhadordesenvolvesse tarefas repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que atarefa seja executada num prazo mínimo.
O trabalho, que segundo Marx deveria ser fonte de realização para os seres humanos, transforma-se em uma atividade alienante e isso fica explicito em uma fala dovagabundo ( o próprio Charles Chaplin): “Teremos uma casa, nem que eu tenha que trabalhar por ela!”. Outros exemplos da visão marxista que Chaplin expressa nesse filme, podem ser vistos em cenas como aque o Vagabundo passa a apertar os botões das roupas das pessoas, da mesma forma como aperta os parafusos na linha de montagem. Seu trabalho é tão mecânico, tão impassível de questionamento que o...
tracking img