Tempo e o vento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autoria: Doc Comparato 
Colaboração: Regina Braga 
Direção geral: Paulo José 
Direção: Paulo José, Denise Saraceni e Walter Campos 
Direção de núcleo: Ary Grandinetti Nogueira 
Supervisão: Daniel Filho 
Período de exibição: 22/04/1985 – 31/05/1985 
Horário: 22h 
Nº de capítulos: 25
Clique e assista ao vídeo sobre a minissérie!
TRAMA PRINCIPAL 
- A minissérie é baseada em O Continente,primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo. Mais de cem anos estão retratados no romance, de 1777 a 1895, período repleto de transformações sociais, políticas e culturais, essenciais para a formação do estado do Rio Grande do Sul. 
- Através das diversas gerações da família Terra Cambará, sob os olhos de Bibiana (Louise Cardoso/Lilian Lemmertz/Lélia Abramo), é traçado umretrato sobre as origens, desenvolvimento e consolidação desse estado, permeado por histórias de amores, amizades, conquistas e esperança. A trama é desenvolvida em quatro momentos. 
- O início da história, intitulado “Sobrado”, passa-se em 1895, em pleno alvorecer da República, e mostra as lutas políticas na região. No sobrado onde vivem há muitos anos, em Santa Fé (RS), os Terra Cambarás,republicanos, estão cercados pelos maragatos, adeptos da Revolta Federalista (1893-95). É nesse momento que Bibiana (Lélia Abramo), alheia ao embate, resgata lembranças e histórias de seus antepassados. 
Leia mais!
 

GALERIA DE PERSONAGENS 
Leia mais!
 

PRODUÇÃO 
- O Tempo e o Vento foi a maior e mais ousada produção da TV Globo até então. Além do alto investimento, a minissérie contou comcerca de 100 personagens, quase seis mil figurantes, teve aproximadamente mil cenas e mais de 60% de suas sequências gravadas ao ar livre. Foram quase cinco mil pessoas envolvidas no projeto durante todas as etapas. 
- Inúmeras cenas de batalhas pontuavam a narrativa. Grandiosas e intensamente dramáticas, foram um trabalho à parte para a equipe de produção, exigindo cuidados específicos. Para agravação da batalha mostrada no capítulo inicial, por exemplo, a equipe montou uma estrutura especial. Foram usadas quatro câmeras e uma grua de 20m. Na seqüência, várias casas são incendiadas e mais de mil tiros de festim são disparados. Ao lado do elenco fixo, cerca de 200 figurantes e 20 dublês participaram da cena, gravada em Osório, a, aproximadamente, 100 quilômetros de Porto Alegre. 
- Aminissérie também teve cenas externas gravadas em fazendas no Rio Grande do Sul, nos municípios de Guaíba, Camaquã, São Miguel das Missões e Morungava 
  
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO 
- Os figurinos ficaram a cargo de Beth Filipecki. Mais de três mil trajes de época foram criados especialmente para a minissérie, muitos confeccionados à mão. Algumas roupas passavam por um processo de envelhecimento paraadquirirem aparência de desgastadas. Mais de 25 mil metros de tecidos foram utilizados, sem contar os adereços, como chapéus, cintos, lenços, entre outros. 
- A maquiagem também fez um trabalho minucioso, já que alguns personagens da história passavam por envelhecimento, como José Lewgoy, Eloísa Mafalda e José de Abreu. O trabalho ficou sob responsabilidade de Jaque Monteiro. Antônio AugustoFagundes, um dos mais conhecidos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, trabalhou com a equipe de produção, auxiliando na direção de arte e na assessoria de figurinos. 

CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE 
- A cidade cenográfica foi construída numa área de 40.000m², em Pedra de Guaratiba. Foi projetada por Mário Monteiro exatamente como Érico Veríssimo a descreve no livro, com as mesmas ruas largas, asmesmas quadras, o sol marcando a passagem do tempo sobre as casas, etc. A cidade ia envelhecendo e se transformando com a passagem do tempo. 
- O principal ponto de referência de Santa Fé é uma figueira centenária, parte fundamental da cenografia, elaborada para caracterizar a ação do tempo e do vento ao longo dos 150 anos de história. A estrutura da figueira, de 12m de altura e 20m de...
tracking img