Tempo e vida das microempresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10.02.2012
DIREITO – Noturno
Economia I
Prof. Jefferson Juliatt
Acadêmicos:

O tempo de vida das micro e Pequenas Empresas

O cenário econômico brasileiro apresenta 6 milhões demicro e pequenas empresas, onde estas geram 54% de empregos formais do setor privativo. E representa 20% do PIB (Produto Interno Bruto) e 1% das exportações brasileiras.
Mesmo diante degrandes números, as microempresas esbarram uma série de complicações que encurtam seu tempo de vida. A maior das empresas abertas no Brasil mal completa cinco anos, sendo que 73% têm sua morte prematura no1º ano de vida.
A principal causa morte dessas iniciativas é a alta carga tributária. Com reflexo, a dificuldade para formalizar a empresa e mesmo que consigam superar essas barreirasencontram outro obstáculo como a falta de crédito.
A ausência de um plano de negócios que contenha uma análise de mercado e planejamento estratégico, a médio e longo prazo, também impede aprosperidade aos pequenos empreendimentos.
A inovação também é um entrave ao fluxo de desenvolvimento das pequenas companhias. Buscar novos equipamentos a desenvolver melhor seus processosrepresenta avanços positivos.
Está atento ao cenário em que atua, observando e analisando o trabalho desenvolvido por empresas do mesmo setor, permite ao micro empreendedor buscar medidasinovadoras e atender a necessidade de seus clientes.
A falta de flexibilidade quanto às idéias que motivaram a criação dos pequenos negócios, também resulta na morte de pequenas empresas. Asnecessidades que motivam ao consumo sofrem várias influências, e estar aberto a essas mudanças, buscando novidades, novas formas de apresentação de serviços e produtos.

Reportagem – Revista VEJA,30.11.2011


Micro Empresas: a Grande Força da Economia Brasileira
As micro empresas hoje em dia são o grande motor da nossa economia. Entenda melhor o papel dessas empresas e também as...
tracking img