Tempo historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

REFERÊNCIAS..........................................................................................................7


INTRODUÇÃo



No presente trabalho iremos abordar acerca da idéia de tempo histórico, o que elerevela , esclarece, o seu processo, sua organização e como é o esforço do historiador para reproduzi-lo.



DESENVOLVIMENTO


O tempo Histórico revela e esclarece o processo peloqual passou ou passa a realidade em estudo.
Todo trabalho de história é uma organização temporal: recortes, ritmos, periodização, interrupções, seqüências, surpresas, imbricações,entrelaçamentos. Os casos que o historiador pesquisa já são em si mesmo “temporalidades vividas” que ele tenta reencontrar e reconstituir através da documentação.
O tempo histórico esculpiuas formas da experiência vivida. Ele não é um tempo físico ou psicológico ou dos astros ou do relógio, divisível e quantificável, e também não é uma infinidade de fatos sucessivos como a linha é umainfinidade de pontos. O tempo histórico é o das coletividades públicas, das sociedades, civilizações, um tempo comum, que serve de referência aos membros de um grupo.
O primeiro esforçodo historiador é reproduzir uma sucessão rigorosa do evento, datar com rigor. A partir desta base de dados, ele constrói a sua interpretação; ele coordena as datas e lhes atribui um sentido. A dataé sinal e não toma o lugar do fato que ela representa. Todo corte em história é uma representação, uma atribuição de sentido. Nada começa e termina absolutamente, porque não se corta o tempo. O...
tracking img