Tempo de pega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: DIRCEU MEDEIROS





TIAGO FERREIRA FONTENELE






RELATÓRIO DO ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGA










BOA VISTA
JANEIRO/2013


TIAGO FERREIRA FONTENELE








RELATÓRIO DO ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE PEGARelatório de laboratório apresentado como exigência do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima para obtenção de nota na disciplina de Materiais de Construção, ministrada pelo professor Dr. Dirceu Medeiros de Morais.






BOA VISTA
JANEIRO/2013



Sumário


1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. REVISÃO DE LITERATURA 33.1 CIMENTO 4
3.2 TEMPO DE INICIO E FIM DE PEGA 4
4. METODOLOGIA 5
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS 5
4.2 MÉTODOS 5
5. RESULTADOS 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS BILIOGRAFICAS 8
APÊNDICE 9






























1. INTRODUÇÃO


Para o engenheiro civil é de suma importância o conhecimento sobre os materiais de construção, pois é através daescolha deste que irá depender a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento da obra. Levando em consideração esses aspectos, será explanado uma das características físicas do cimento que é um material indispensável a construção civil.

Sendo assim, neste relatório serão explicados detalhadamente todos os passos do ensaio de determinação do tempo de pega do cimento portland, sob a luz daNBR NM 65:2003. E para um melhor entendimento utilizaremos figuras, fórmulas e texto explicativos sobre o conteúdo abordado.




2. OBJETIVO



Este relatório tem por objetivo determinar a medida da consistência e o tempo de inicio de pega, fundamentado na NBR NM 65:2003– ensaio de determinação de tempo de pega.

























3. REVISÃODE LITERATURA

1 CIMENTO



O cimento Portland é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminicatos complexos, que, ao serem misturados com a água, hidratam-se, formando uma massa gelatinosa, finamente cristalina, também conhecida como “gel”. Esta massa, após contínuo processo de cristalização, endurece, oferecendo então elevada resistência mecânica.
 
Ele pode serdefinido também, como sendo um aglomerante ativo e hidráulico.
Aglomerante, pois é o material ligante que promove a união dos grãos de agregados.
Ativo, por necessitar de um elemento externo para iniciar sua reação. Hidráulico porque este elemento externo é a água.
 
Concluímos então que a água tem um papel de destaque dentro da engenharia do concreto, tão importante que a relação entre o pesoda água e o peso do cimento dentro de uma mistura recebeu um nome: fator água cimento (A/C). 





2 TEMPO DE INICIO E FIM DE PEGA




Considera-se como início de pega ao tempo que decorre desde a adição de água até o início das reações com os compostos de cimento e fim de pega a situação em que a pasta cessa de ser deformável para pequenas cargas e se torna um bloco rígido.4. METODOLOGIA

3 MATERIAIS UTILIZADOS

• Balança;

• Proveta;

• Vasilha metálica;

• Espátula;

• Registrador de tempo: cronometro do celular;

• Aparelho de vicat;

• Molde trôco - cônico;

• 500 g de cimento Portland.

• Chapa de vidro plana

• Óleo








4 MÉTODOS


Na execução deste ensaio utilizou-se cimentoPortland, ao qual se pesou 500g e colocou-se numa vasilha metálica, dispondo-o em forma de coroa. Em seguida, lançou-se a água contida na proveta no interior da cratera formada e misturou-se com uma espátula aproximadamente durante 5min.
TEMPO DE INICIO E FIM DE PEGA
Ao término do amassamento da pasta, lubrificou-se o molde e após encheu-se o molde trônco – cônico fixo sobre a chapa de...
tracking img