Templo de Giovi Capitolino

1416 palavras 6 páginas
Templo di Giove capitolino

Tipo: Museu
Estilo: Romano
Localização: Itália
Uso inicial: Templo de Giove Capitolino
Uso atual: Museu Capitolino de Roma
Arquiteto da primeira intervenção: Michelangelo

Descrição
- 51 metros largura
- 74 metros profundidade
- Colunas de 2 metros de altura de ordem Toscana
- Frontão de madeira Terracota

Giove no centro com um cetro na mão direita e na esquerda um feixe de raio , a direita Juno com um cetro na mão esquerda e uma patera na direita e a esquerda de Giove, Minerva com um capacete conríntio e seu braço esquedo faltando que foi elevado para suportar o capacete.
Templo Capitolino
Afim de disseminar Roma e seu ponto de vista religioso, que ainda sob poder dos etruscos, no começo do século VI, os romanos adaptaram Giove Ottimo Massimo, Giunone e Minerva, deuses etruscos, a uma nova forma de adoração que a partir do conhecimento da cultura grega foram associados aos deuses Zeus, Hera e Atena – Grécia. Com isso nasce a Tríade Capitolina.
No Capitolino, que era o monte mais conhecido de Roma, foi construído o Templo Capitolino pelo rei Tarquínio Prisco 575 a.C. e concluído pelo ultimo rei Tarquínio o Soberbo com a participação do artista etrusco Vulca di Veio, escultor etrusco 520 a.C., que esculpiu o culto a Giove com roupas e insígnias usadas pela realeza. Foi inaugurado por um dos dois primeiros cônsules Marco Horácio Pulvilo. Construído em forma de agradecimento aos deuses pelas vitórias cedidas. Era uma grande construção com base constituída por paredes paralelas acinzentadas que mostram a área total de medidas 51 metros de largura e 71 metros de profundidade e para adentrá-lo, por se encontrar em um plano mas elevado, era necessário seguir uma escada que levava para a entrada frontal, onde nela e nas outras, laterais, havia pórticos, exceto na parte traseira. A entrada era composta por duas filas de ordem toscana dispostas em linhas com as da fachada que formavam um profundo

Relacionados