Temos diversos motivos pelos quaHeckscher Ohlin

289 palavras 2 páginas
Temos diversos motivos pelos quais uma nação participa do comercio internacional como para acrescer a capacidade produtiva do país, produzir mais do que a capacidade do mercado interno os produtos que o país tenha a maior competitividade, mas principalmente por dois fatores; vender excedentes de sua produção e complementar a oferta de produtos que o país não tem a capacidade ou tecnologia própria.
E é exatamente isso que trata o teorema de Heckscher-Ohlin, um modelo dos padrões de comércio que surgiriam das diferenças internacionais na abundância relativa de trabalho e capital (chamados de dotação de fatores). Esta teoria prevê que cada nação exportará a mercadoria em cuja produção é usado o fator relativamente abundante e barato, importando a que utiliza uma grande quantidade de fator relativamente escasso e caro. A teoria também prevê que o comércio conduzirá à eliminação ou redução na diferença dos preços de fatores entre as nações.
Um exemplo: O Brasil tem abundância, em seu território, do fator de produção terra. Logo, ele se especializa na produção de bens que sejam intensivos no fator de produção terra, isto é, bens agrícolas.
Os EUA, por sua vez, têm abundancia, em seu território, do fator de produção de capital. Logo, esse país se especializa na produção de bens que sejam intensivos no fator de produção capital, isto é, bens com elevado conteúdo tecnológicos.
Em suma, pelo Teorema Hecksher-Ohlin, o fator determinante para a especialização é a abundancia do fator de produção no território de um país. Se um paí­s possui abundancia do fator de produção terra, ele se especializa na produção de bens intensivos em terra; se um paí­s possui abundancia do fator de produção capital, ele se especializa na produção de bens intensivos em capital.

Relacionados