Temor do senhor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O temor do Senhor
Introdução
É por meio de princípios contidos na Bíblia que encontramos o modo de expressar nosso amor pelo Senhor. Entendemos que não temos uma religião, temos um relacionamento com Deus, porque a nossa fé é um relacionamento com o Pai, é a comunhão, a intimidade com Ele. É a própria reprodução da vida de Jesus Cristo em nossa vida. Também por meio da Palavra de Deusaprendemos que o “temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte” (Pv 14.27).
O que é o temor do Senhor
O temor do Senhor não é medo de Deus. Temor não significa medo, porque Deus nos criou para o seu próprio deleite, Deus nos criou para que tivéssemos comunhão com Ele, Deus nos criou para que pudéssemos ser um com Ele. Podemos ver lá em Salmos 111.10 que “o temor do Senhor é o princípioda sabedoria.”
Temor tem a ver com obediência. Não uma obediência que vem por termos medo, mas o obedecemos por aquilo que Ele é. Quando contemplamos o seu caráter, Ele que é santo, belo, justo, cheio de glória, cheio de amor, cheio de vida, de compaixão, quando o conhecemos, em vez de nos afastarmos dele, sentimos o desejo de obedecê-lo ainda mais, e nos deleitamos por isso. A nossa obediêncianão é como uma compulsão de medo, de ansiedade, de receio, mas, ao contrário, na nossa vida temos um relacionamento de amor com Ele. Aquilo que o Senhor nos pede é que tenhamos o temor. Quando falta o temor, a vida fica bagunçada.
Então, temer a Deus significa obedecer, mas a grande dificuldade, hoje, é que muitos têm uma atitude semelhante à de Jonas. Jonas estava desobedecendo a Deus; Deus ohavia mandado testemunhar da Palavra em uma cidade chamada Nínive, Jonas, porém, para fugir da presença do Senhor, tomou um caminho que levava para Társis. Deus lançou sobre o mar grande tempestade e o navio no qual Jonas se encontrava, precisamente no porão dele, estava sendo agitado de um lado para o outro, a ponto de despedaçar, de afogar a todos. Então, perguntaram a Jonas: “Quem é você? Qual é asua identidade?” E Jonas disse: “Eu sou hebreu e temo a Deus” (Jonas 1.1-9). Note bem o que ele disse: “Eu sou hebreu, eu sou participante do povo da aliança e temo a Deus”. Mas como ele poderia dizer que temia a Deus se estava em desobediência? Ele tinha uma atitude correta em sua teologia, pois ele dissera: “Eu sou Hebreu e temo a Deus”, mas a sua vida e a sua atitude não correspondiam com otemor do Senhor, porque o temor do Senhor é a obediência. O temor do Senhor nos leva a obedecer.
O temor do Senhor é aborrecer o mal, e isso significa ter para com o pecado a mesma atitude que Deus tem. A atitude que Deus tem para o pecado é de aborrecimento, Deus aborrece o pecado, o mal. Deus não suporta o pecado, Ele tem asco (repugnância) do pecado. Aquele que caminha no temor do Senhorprocura ver o mal como Deus vê. Deus não tem nenhuma complacência com o pecado.
O temor do Senhor é uma escolha, como tudona nossa vida é uma escolha, como diz a Palavra em Provérbios, capítulo 1, verso 29: “Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do 17 SENHOR.” Note que Ele está se referindo a um grupo de pessoas que não escolheram, que não preferiram, o temor do Senhor. Vocêpode escolher viver debaixo do temor do Senhor ou viver uma vida sem esse referencial.
O temor do Senhor é aborrecer o mal, é odiar o mal, é odiar o pecado, é não pecar. O temor do Senhor o faz ver o pecado como Deus vê. Existem coisas que dão asco, que dão nojo. Aborrecer é isto, é não sentir nenhum prazer no pecado.“O temor do Senhor é aborrecer o mal”, é ter asco do pecado, mas a falta do temor éexatamente se envolver com ele.
O temor do Senhor o faz se afastar do pecado. Em Êxodo 20.20 está escrito: “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.” O temor do Senhor o levará a uma vida sem pecado, você não vai pecar, pois é possível viver a vida sem pecar. Todos nós podemos passar dias, semanas e...
tracking img