Temas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A aquisição de compostos químicos realizada por um organismo para suprir o seu metabolismo é chamada de nutrição. O metabolismo compreende os processos pelos quais os compostos químicos (nutrientes) são utilizados para o crescimento e manutenção do ser. Os nutrientes podem, principalmente, ser convertidos em material celular ou ser usados como fonte de energia. As plantas,geralmente autotróficas, não dependem do fornecimento de compostos ricos em energia produzidos por outros organismos, como, ocorre aos heterotróficos.
Uma separação didática tradicional organiza a absorção de nutrientes das plantas em micronutrientes e macronutrientes. A primeira são os nutrientes requeridos em menor quantidade pela planta como B, Cl, Cu, Fe, entre outros e a absorção demacronutrientes, se refere aos demais elementos que geralmente são absorvidos do solo como por exemplo: Ca, K, S, Mg, P, N.

2 Revisão bibliográfica

2.1 Macro e micronutrientes

Por meio da fotossíntese, as plantas são capazes de produzir a matéria orgânica necessária para constituir seus corpos e obter energia metabólica. O processo fotossintético tem como matéria-prima o gás carbônico proveniente doar e a água proveniente do solo. Além de água, as plantas retiram do solo sais minerais, que contêm elementos químicos essenciais ao organismo vegetal. Gás carbônico, água e sais minerais fornecem as plantas todos os elementos químicos indispensáveis à vida. Alguns desses elementos são necessários em quantidades relativamente grandes, sendo por isso chamados de macronutrientes ou macro-elementos.Outros são necessários em quantidades relativamente pequenas, sendo por isso chamadas de micronutrientes ou micro-elementos (FERREIRA, 2010).
É importante o estudo das funções dos nutrientes na planta, para conhecermos como a planta transforma a luz em produtos orgânicos ou melhor entendermos a vida da planta e qual a participação dos elementos químicos neste processo. Isto pode ajudar naavaliação do estado nutricional da planta e as suas implicações nas características agronômicas da cultura (MELLO, 2004).
Normalmente inclui nesta discussão apenas treze nutrientes essenciais “minerais” porém existe mais três nutrientes que merece ser discutidos que são os ditos macronutrientes orgânicos”, isto é C, H e O, os quais constituem maior parte do peso da planta, que na natureza encontra-se emabundância. Carbono – componente básico da molécula dos carboidratos, lipídeos, proteínas, pigmentos, hormônios, ácidos nucléicos; vem da atmosfera como CO2. Oxigênio – ocorre nos mesmos compostos mencionados, vem do ar e da água; Hidrogênio – está praticamente em todos os compostos mencionados, sendo o principal agente redutor, começando da fotossíntese (redução do CO2 e H2O) até a fixação do N2(a NH3 ou semelhante) vem da água (MELLO, 2004).
Os elementos macro e micronutrientes, exercem funções específicas na vida da planta, e estas podem ser classificadas em (MELLO, 2004):
* Estrutural: o elemento faz parte da molécula de um ou mais compostos orgânicos,
* Constituinte de enzima: os elementos fazem parte do grupo prostético de enzimas;
* Ativador enzimático: sem fazer partedo grupo prostético o elemento, dissociável da fração protéica da enzima, é necessário à atividade da mesma.
2.2 Macronutrientes
* Nitrogênio (N):
Além de ser constituinte dos aminoácidos livres e protéicos, o nitrogênio está presente em outros compostos nitrogenados importantes, como as bases nitrogenadas (purinas e pirimidinas), os ácidos nucléicos (DNA e RNA), que perfazem cercade 10% do total do nitrogênio na planta. Outras formas amino solúveis chegam a compor 5% do N das plantas. A fração presente como NH-3 e NH+4 geralmente representa baixa porcentagem (MELLO, 2004).
Nas folhas o nitrogênio está nos cloroplastos como constituinte da molécula de clorofila, onde cada átomo de Mg está ligado a quatro átomos de nitrogênio e também participa da síntese de vitaminas,...
tracking img