Temas que envolvem uma pesquisa experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLO: Processo de Formação e Uso para Atividade Agrícola
O presente trabalho tem como objetivo a conclusão de uma pesquisa feita, a partir de sites da Internet, sobre a formação de solo e sua utilização agrícola. Feita a seleção dos dez melhores sites, escolheram-se os três melhores.
Como o conteúdo desses três sites está interligado, seria confuso simplesmente escolher partes desses sites ecomentá-los, uma vez que parte de um site deveria ser comentada juntamente com partes do outro site. Assim sendo, optou-se por agrupar as partes dos diferentes sites que se encontram interligadas e comentá-las juntamente, o que contribui para a elaboração de um texto mais claro e conciso.
Os comentários, feitos com base na pesquisa e na exposição das aulas teóricas, estão inseridos ao longo dotexto. O que foi extraído dos sites está escrito em azul, enquanto os comentários estão escritos em preto.
A Engenharia Ecológica tem como objetivo, além de estabelecer uma relação mutualista com os ecossistemas, o aproveitamento dos ecossistemas como unidades de tratamento e recuperação e a definição de políticas públicas e estratégias que levem ao Desenvolvimento Sustentável.
A implantação de ummodelo de desenvolvimento que seja sustentável é fundamental para que se possa garantir o futuro das próximas gerações e baseia-se na necessidade de se estabelecer um sistema econômico baseado no uso racional dos recursos naturais, dando preferência à utilização de recursos renováveis.
O estudo da produtividade agrícola é um dos temas de maior importância para nossa sociedade, remetendo-nosdiretamente à discussão do Desenvolvimento Sustentável. Sendo assim, faz-se bastante útil o estudo da formação do solo, bem como o impacto que as atividades humanas, entre elas a agricultura, podem exercer sobre a estrutura e, consequentemente, sobre a sua sustentabilidade. Como a garantia do não esgotamento do solo é indispensável à manutenção da atividade agrícola, visa-se também estabeleceralternativas sustentáveis de aproveitamento do solo, de modo a não se colocar em risco a produção de alimentos.
A maioria dos solos teve sua origem a partir das rochas que, no começo dos tempos, formaram a Terra. O contínuo intemperismo físico e químico dessas rochas ao longo de milhares de anos acabou por gerar os primeiros solos, composto essencialmente de partículas de tamanho relativamente grande.Desse modo, esses eram solos incapazes de reter muita água, o que os tornava impróprios à germinação e manutenção de plantas, uma vez que, nos períodos secos, a planta morria. No entanto, os restos dessas plantas permaneciam no solo, tornando-o mais fértil, uma vez que o material orgânico possui a capacidade de funcionar como uma esponja, absorvendo bastante água nos períodos úmidos e liberando-anos períodos secos. Além disso, a decomposição dessa matéria orgânica liberava elementos químicos, como carbono e nitrogênio, indispensáveis ao crescimento da planta. Assim, a sobrevivência das futuras gerações de plantas se tornou mais fácil.
A decomposição de matéria orgânica dá origem ao húmus, que atua como uma cola forte o bastante para unir várias pequenas partículas, o que aumenta aestruturação do solo e pode, inclusive, alterar o seu comportamento. Sem esse processo de formação de húmus, o solo seria um amontoado de partículas soltas e não conseguiria dar suporte ao crescimento e manutenção de nenhuma planta.
A simples intemperização das rochas matrizes resultaria em terrenos sem nenhuma fertilidade ou agregação. Desse modo, percebe-se que o solo pode ser entendido como umcomplexo de seres vivos e materiais minerais e orgânicos cujas interações resultam em suas propriedades específicas.
Os organismos formam a chamada matéria orgânica viva do solo. Quanto maior a biomassa de um solo, maior o seu potencial de estoque de nutrientes através do acúmulo destes nas células microbianas. Esses microrganismos podem prestar serviços de extrema importância, como a degradação de...
tracking img