temas para tcc de matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1317 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO E DIVERSIDADE; REFLEXÕES PARA A CONSTUÇÃO DO PREJETO POLITICO-PEDAGÓGICO

Inclusão e diversidade são temas que povoam as discussões na área educacional na ultima década. Não significa que ao se discutir a inclusão na educação sejam realizados na sociedade, necessitamos de uma reflexão conceitual sobre o que seja inclusão a quem se destina e onde ela deve ocorrer políticas e práticasde inclusão não tem um significado único e consensual, já que são determinados por múltiplos fatores diferentes olhares e formas.
A visão que norteia os debates nos inúmeros segmentos sociais , é que são as diferenças que constituem os seres humanos. Os sujeitos tem suas identidades determinadas pelo contexto social e histórico em que sua existência é produzida.
A todo momento, asdiferenças entre os homens fazem-se presentes. As pessoas são diferentes de fato, em relação a cor da pele e dos olhos, quanto ao gênero e a sua orientação sexual, com referencia as origens familiares e regionais, nos hábitos e gostos, os seres humanos são diferentes, pertencem a grupos variados, convivem e desenvolvem-se em culturas distintas. São então diferentes de direitos.
Cabe ao estadodemocrático, por meio da implementação de políticas publicas , enfrentar as desigualdades sociais e promover o reconhecimento político e a valorização dos traços e especificidades culturais que caracterizam a diferença das minorias sem visibilidade social, historicamente silenciada.
Traduzindo esse conjunto de reflexos para nossa realidade mediata, a perspectiva da inclusão TODOS os alunos estácontemplada nos princípios norteadores das ações das SEED, amplamente debatidos pelos profissionais da educação no processo de construção das diretrizes curriculares, as quais apresentam como linha condutora a universalização do acesso a escola pública gratuita e com qualidade para TODOS.
As escolas inclusivas são escolas para todos , implicando num sistema educacional que reconheça e atenda asdiferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer dos alunos. Assim o insucesso na escola revela que não são apenas os alunos com deficiência e os que apresentam necessidades referentes ao processo de aprendizagem e que devem ser beneficiados com recursos humanos, técnicos, tecnológicos ou materiais diferenciados que promoveram a sua inclusão. Em épocas anteriores: inválido, anormal,retardado, deficiente.
Nós educadores, sabemos que as palavras não são neutras em parciais, elas carregam ideologias, insinuam crenças, delineiam pontos de vista, revelam intenções, Expressões como pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas portadoras de deficiência, é necessário esclarecer que necessidades especiais ou deficiências não se portam, deficiências são inerentes aos sujeitos.Pode estar submetida em decorrência de uma limitação, temporária ou permanente, oferecendo obstáculo em nossa vida em sociedade, a fratura de uma perna, a senilidade, a depressão profunda ocasionada pela perda de um ente querido, a obesidade mórbida, a necessidade de uso permanente de medicamentos, órteses ou próteses, entre tantos outras, caracteriza um situação de necessidades especiais enão se referem, a uma situação de deficiência, podemos ser " deficientes" sem nos sentirmos ou sermos vistos assim, se favoráveis forem as condições sociais
O estado do Paraná, valendo-se da experiência acumuladas historicamente na área da educação especial e também com base na experiência de países desenvolvidos. A oferta de atendimento educacional especializado destina-se aos alunos comnecessidades educacionais especiais, em caráter permanente, decorrentes de deferências físicas sensoriais, intelectuais ou múltiplas, com condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos neurológicos ou psiquiátricos e superdotação/altas habilidades. Como desenvolve vários projetos que enfocam a inclusão social e a promoção da cidadania dessas crianças, jovens e adultos
As discussões e a...
tracking img