Temas de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1
A condição humana
Quando eu era pequena e meu pai que¬ria reforçar algum comportamento de cora¬gem e enfrentamento de situações difíceis, costumava dizer: "Seja homem, minha fi¬lha!" Evidentemente, isso era dito em tom de brincadeira, acentuando a contradição en¬tre o masculino e o feminino. Mas, na ver¬dade, ele queria dizer que o homem (enquan¬to ser humano em geral) deve ser capazde enfrentar as dificuldades apesar do medo; ou, ainda, que, embora na sociedade machista o papel da coragem seja reservado aos ho-mens (sexo masculino), eu também deveria ser forte, mesmo sendo mulher. Assim, ao mesmo tempo que meu pai se referia a um atributo louvável do ser humano, criticava as concepções de feminilidade que de certa forma desculpam e reforçam a "fraqueza" da mulher.
Seobservarem com atenção, irão constatar que várias vezes por dia co¬locamos questões como essas que, no fundo, no fundo, partem da pergunta fundamental: o que é o homem? Embo¬ra não seja formulada de maneira tão explícita, essa questão se encontra sub¬jacente na conversa diária. Vejamos al¬guns exemplos:
• "Aquele lá? Não é gente, mais pa¬rece um bicho!" (Isso supõe que eu sai¬ba qual é a diferençaentre homem e animal.)
• "Essas coisas acontecem desde que o homem é homem!" (A natureza humana é imutável.)
• "O que seria de mim sem a graça de Deus?" (O ser do homem é explica¬do pelo divino, e o homem não é nada sem a fé.)
• "Eu uso a cabeça e não me deixo arrastar pelas paixões." (O homem é um ser racional, e as paixões são fraquezas.)
• "De que adianta o trabalho se não houver futebol ecarnaval?" (O homem é um ser de desejo, e o prazer é funda¬mental no mundo humano.)
• "Não adianta lutar contra o desti¬no. O que tem de ser, será." (O homem não é livre, mas predestinado.)
• "A ocasião faz o ladrão." (A na¬tureza humana é má.)
A lista poderia não ter fim, pois há diversas situações de vida que exigem reflexão e retomada de valores. Por exemplo, a perda de emprego, o rom¬pimentode laços de amizade ou de amor, o enfrentamento de risco de vi-da ou a morte de um conhecido, a co¬memoração de uma data especial (18 anos de vida, ou 40 anos...). Em todos esses momentos é feito um balanço do já vivido que leva à reafirmação de al¬guns valores, ou, dependendo do ca-so, a uma mudança radical na forma de pensar e agir.
Natureza e cultura
Os animais vivem em harmonia com suaprópria natureza. Isso significa que todo animal age de acordo com as ca¬racterísticas da sua espécie quando, por exemplo, se acasala, protege a cria, ca¬ça e se defende. Os instintos animais são regidos por leis biológicas, de mo¬do que podemos prever as reações tí¬picas de cada espécie. A etologia se ocupa do estudo comparado do comporta¬mento dos animais, indicando a regu¬laridade dessecomportamento.
É evidente que existem grandes di¬ferenças entre os animais conforme seu lugar na escala zoológica: enquanto um inseto como a abelha constrói a colméia e prepara o mel segundo padrões rígi¬dos típicos das ações instintivas, um mamífero, que é um animal superior, age também por instinto mas desenvol¬ve outros comportamentos mais flexí¬veis, e portanto menos previsíveis.
Diante de situaçõesproblemáticas, os animais superiores são capazes de en¬contrar soluções criativas porque fazem uso da inteligência. Se um macaco está mobilizado pelo instinto da fome, ao encontrar a fruta fora do alcance enfren¬ta uma situação problemática, que só pode ser resolvida com a capacidade de se adaptar às novidades mediante re¬cursos de improvisação. Também o ca¬chorro faz uso da inteligência quandoaprende a obedecer ordens do seu do¬no e enfrenta desafios para realizar cer¬tas tarefas, como, por exemplo, buscar a presa em uma caçada.
No entanto, a inteligência animal é concreta, porque, de certa maneira, acha-se presa à experiência vivida. Por exemplo, se o macaco utilizar um bam¬bu para alcançar a fruta, mesmo assim não existirá esforço de aperfeiçoamen¬to que se assemelhe ao processo...
tracking img