Temas da cultura classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Temas da Cultura Clássica I

























1.Ceres é a deusa das colheitas e do amor maternal por isso é a oposta da Fome pois enquanto a Fome põe a terra emdecadência e as pessoas a sofrer, Ceres ajuda as pessoas nas colheitas e ajuda-as de forma maternal. Ceres é a irmã de Júpiter e com este teve uma filha Cora ou Proserpina e também é irmã de Juno, Plutão eNeptuno ela é a deusa das colheitas, da terra que é cultivada e também das estações do ano. Mas no geral ela é referida com a deusa da Agricultora.

2. Ovidio descreve a fome da seguintemaneira:“Fome, que busca, num campo pedregoso, com as unhas e os dentes, as poucas ervas que há. De cabelo hirsuto; olhos cavados; palidez na face; lábios esbranquiçados pela inacção; fauces cobertas de sarro;endurecida a pele, através da qual podem ver-se as vísceras; no lombo encurvado sobressaem os descarnados ossos; em vez do ventre, há o lugar; o peito parece que pende, apenas suspenso da espinha dorsal.A magreza aumentara as articulações, a rótula dos joelhos estava inchada, eram enormes as excrescências dos artelhos”, ou seja, a Fome é descrita como uma pessoa sofredora e muito magra sem alegriana vida só sofrimento. Ettore Paratore descreve Ovidio como uma pessoa vaidosa e ambiciosa e a sua poesia é maliciosa sem crenças nem religião.Gilbert Highet que muitos escritores românticos foraminfluenciados por Ovidio devido ás suas obras como a “A arte de amar” e a “A medeia”.

3. “Desconhecido, Ceres, c. 235 - 250 A.C., escultura romana, 1,69m, Museu do Louvre em Paris.”A escolha desta obra escultórica incide principalmente nas suas linhas simples e é do período da antiguidade clássica e representa bem Ceres com os seus brincos feitos de fruta e as suas roupasleves e segurando uma fruta.

4.A representação escultórica apresenta uma Ceres após a passagem da fome pois apresenta uma Ceres forte e com um ar maternal pois foi quando a Fome foi embora Ceres...
tracking img