Temas comentados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMAS COMENTADOS

Tema 1 - O JOVEM E O DESEMPREGO

Na área do trabalho, jovem é aquele que tem entre 16 e 24 anos, o equivalente a 20% da População Economicamente Ativa (PEA).

Tema
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que um em cada cinco desempregados no mundo tem entre 15 e 24 anos. Isso soma 88 milhões de pessoas, ou mais de 40% do total de desempregados.

NoBrasil, segundo o mesmo estudo, estão desempregadas 45% das pessoas com idades entre 16 e 24 anos, taxa muito superior à do desemprego em geral.

(Em pesquisa realizada pelo governo federal, através do Ministério do Trabalho, constatou-se que os mais jovens significam 44% do total de desocupados.)

Dados estatísticos
Pesquisa divulgada hoje pelo Dieese (Departamento Intersindical deEstatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 45,5% do total de desempregados brasileiros têm entre 16 e 24 anos. Ao mesmo tempo, os jovens representam apenas 25% da população economicamente ativa.

Causas
As empresas alegam falta de experiência, excesso de encargos sociais na contratação e exagero das despesas na demissão.

Para o Dieese, o jovem enfrenta ainda mais dificuldades em mercados detrabalho menos dinâmicos porque é obrigado a concorrer com uma massa de pessoas que possuem maior experiência profissional.

Para especialistas, os jovens apresentam baixa qualificação.
O estudo mostra que jornadas pesadas de trabalho contribuem para afastar o jovem da escola. Nas seis regiões, a maior jornada semanal média foi encontrada em Recife, onde os jovens trabalham em média 44 horassemanais - o limite legal.

Efeito
De acordo com os dados da OIT, a economia informal tem sido a única alternativa para 93% dos jovens que procuram o mercado a cada ano.


Sugestões
São necessárias políticas públicas que permitam que o jovem continue a estudar e aumente sua escolaridade antes de ingressar no mercado de trabalho.

A situação do Brasil só vai melhorar quando o país voltar acrescer com um desenvolvimento sustentável. Com crescimento, o Brasil pode transformar-se numa usina de oportunidades de trabalho. No turismo, por exemplo, empregamos pouco mais de 3% da força de trabalho, enquanto a média mundial é de 10%, chegando a 20% nos casos da França e da Espanha.


Tema 2 - ÁGUA-DESPERDÍCIO E ESCASSEZ

Causa(s)
✓ O aumento da população (Mesmo sendo um recursorenovável através do ciclo natural de evaporação-chuva, a humanidade tem gastado mais do que a natureza é capaz de oferecer.)


✓ Crescimento econômico sem planejamento (Caso os países em desenvolvimento passem a consumir o mesmo que os países industrializados o consumo pode chegar a 90% das reservas mundiais. Hoje países como os Estados Unidos, China e Índia são os consumidores mais vorazes.)✓ Agricultura irrigada (A agricultura também é uma das responsáveis por esse alto consumo. Cerca de 70% de toda a água doce é consumida na agricultura. Em alguns países, como o Japão, 60% da água usada na agricultura é desperdiçada.)

Efeito(s):
✓ Aumento de doenças, como diarréia e infecções.
✓ Conflitos internacionais, como no oriente Médio e na África.
✓ Poluição (Aindústria polui águas de rios no mundo inteiro despejando resíduos industriais e agrotóxicos. Apenas 10% do esgoto nos países do terceiro mundo é tratado ao ser devolvido à natureza. Com isso, os rios têm diminuído cada vez mais seu volume.)

Sugestões:
✓ Praticar a reciclagem (Novas tecnologias para a reciclagem têm sido testadas com sucesso em alguns países. Na cidade de Durban, na África doSul, a água do esgoto doméstico é tratada e revendida para uso industrial economizando, assim, mais de 10% da água utilizada nesse setor.)
✓ Educação da comunidade (Essas medidas são, sem dúvida, necessárias e urgentes. Agora só falta toda a população ter consciência e fazer, ela também, a sua parte.)
✓ Manutenção das redes de distribuição
✓ Uso de técnicas mais eficientes de...
tracking img