Tema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL EM ELABORAÇÃO

Revisão da Literatura
Gustavo Porfírio

O planejamento é a primeira etapa da pesquisa e pode ser estruturado em outras cinco etapas: a) idéia brilhante; b) plano de intenção; c) revisão da literatura; d) teste de instrumentos e procedimentos; e e) projeto de pesquisa. Neste módulo vamos aprender sobre a importância da realização da revisão da literatura, e também oque deve ser feito para que a revisão possa ser de boa qualidade, facilitando as etapas subseqüentes.

1. O que é uma revisão da literatura?
A revisão da literatura tem por finalidade definir se a idéia é viável do ponto de vista teórico. É um mapeamento teórico do estado atual de conhecimento sobre o tema (Castro, 2001). Somente devemos realizar uma pesquisa se houver necessidade teórica paratal, sendo assim, a revisão da literatura assume um alto valor ético para o seguimento da pesquisa. A revisão é feita utilizando todo o conhecimento gerado sobre o determinado tema, de artigos e livros a contatos com experts no assunto, e deve ser capaz de informar se a pergunta da pesquisa já foi respondida ou, caso a resposta exista, se ela é satisfatória ou não para a situação. É perceptível adificuldade na realização da revisão, uma vez que, idealmente, exige um alto conhecimento técnico, quanto à localização das informações, no entanto, podemos dinamizar e facilitar a realização da revisão da literatura compreendendo suas características e suas partes fundamentais. A revisão é composta por cinco partes, e a compreensão de cada uma é de fundamental importância para a qualidade darevisão. As partes são: a) objetivo; b) fonte de informação; c) seleção dos estudos; d) extração dos dados; e e) análise ou síntese dos dados. Não se deve confundir a função do item contexto (presente no plano de intenção e no projeto de pesquisa) com a função da etapa de revisão da literatura. O contexto nada mais é do que o conhecimento prévio e atual sobre um tema antes da realização de uma pesquisaprofunda na literatura (quando no plano de intenção) ou a manifestação dos resultados obtidos pela revisão, justificando ou não a realização de uma pesquisa (quando no projeto de pesquisa).

2. Por que revisar?
Página 1 de 9

MATERIAL EM ELABORAÇÃO

Uma revisão da literatura bem realizada permite ao pesquisador uma visão clara do entendimento relacionado sobre o tema, mas, além disso,permite uma observação criteriosa sobre as características e a qualidade metodológicas de estudos semelhantes ao foco da pesquisa. Por exemplo, podemos encontrar nos estudos da revisão a melhor forma de tipo de estudo para a futura pesquisa em planejamento, bem como o tamanho da amostra que usualmente é considerado como suficiente para generalização mesmo sem o cálculo do tamanho da amostra, quais asvariáveis que usualmente são utilizadas, quais os procedimentos necessários, quais os testes estatísticos que devem ser realizados para avaliar e apresentar os resultados e até mesmo detalhes sobre a forma de respeito e tratamento que deve ser dispensado ao ser humano na condução da pesquisa. Em função disso, a necessidade de realização de uma revisão da literatura apresenta, além do forte aspectoético e científico, um significativo componente de conhecimento técnico para planejamento/execução/divulgação de pesquisas. Um ponto importante para destacar, contudo, é que nem tudo o que é realizado sobre determinado tema pode ser usado como modelo e parâmetro para a realização de uma nova pesquisa (normalmente é mais fácil o contrário). Um dos componentes fundamentais de uma boa revisão daliteratura é a avaliação da qualidade dos artigos selecionados, o que permite a utilização apenas dos melhores estudos sobre o tema como referência. A prática de avaliação da qualidade é uma tarefa que exige uma postura crítica constante e baseada em conhecimentos metodológicos básicos e fundamentais.

3. Como proceder com uma revisão correta?
Entendendo as partes componentes da pesquisa,...
tracking img