TEMA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VIDA ESCOLAR

608 palavras 3 páginas
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VIDA ESCOLAR
PROBLEMA: Quais são os fatores positivos da Educação Infantil na vida escolar de uma criança que vai para o Ensino Fundamental?
HIPÓTESE:
Parte-se da hipótese de que fatores de ordem econômico e social, muitas vezes, prejudicam o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas conforme a Educação Infantil em que frequenta, todas as diferenças e dificuldades serão superadas, ou seja, a criança sairá preparada para o Ensino Fundamental, já que a modalidade da Educação Infantil é muito dinâmica e acolhedora.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto de pesquisa pretende discursar acerca da importância da Educação Infantil na vida das crianças menores que, em razão do acesso a mesma, se encontra na maioria das vezes melhores preparadas para o Ensino Fundamental. Daí a importância do acesso a Educação Infantil, pois ali a criança desenvolverá diversas habilidades motoras, cognitivas e sociais que favoreceram o desenvolvimento das crianças e facilitaram o aprendizado e a convivência em sociedade.

REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Paulo Freire 2002: 26, o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a sua capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Assim, o educador da Educação Infantil, é fundamental, pois sua prática discente é libertadora e desafiadora, é ali a cada instante que conquista e que eleva a autoestima, que colabora para as escolhas futuras dos alunos, ou seja, todo professor deve ser democrático e desenvolver a criticidade dos educandos, colaborando com o desenvolvimento integral do educando.
Garcia (1995) enfatiza que as características socioeconômicas e culturais do local onde se ensina, assim como as pessoas a quem se ensina são um componente obrigatório dos conhecimentos que os professores têm de adquirir para se tornarem professores. Ressalta ainda o autor que este tipo de saber se constrói ao longa das interações dos

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas