Tema: utilização de matrizes em nosso dia a dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este projeto faz parte das atividades da disciplina MEN7006-Metodologia do Ensino da Matemática do curso de graduação de licenciatura em matemática da UFSC. A proposta é organizar e desenvolver um plano de aula para um assunto específico a ser abordado em sala de aula com os alunos, como acontece em qualquer turma no ensino fundamental e médio. O tema escolhido são as matrizes, suasprincipais propriedades e o seu uso no dia a dia. A expectativa dos autores é que o plano desenvolvido consiga motivar os alunos a se interessar pelo tema e sirva como subsídio para as futuras experiências como professor quando do exercício da profissão.

JUSTIFICATIVA
Quando se estuda matrizes no ensino médio, dá-se um enfoque em preparar o aluno para entender o cálculo dos respectivosdeterminantes. Entendendo bem os determinantes o aluno passa a ter condições de resolver sistemas lineares com maior facilidade, embora nem sempre fique claro que está se usando uma forma matricial no sistema linear.
Essa passagem, de certa forma rápida, pelo estudo das matrizes faz com que não percebamos quanto é importante a aplicação de matrizes em nosso dia a dia.
Geralmente, os alunos passam oensino médio todo sem saber a utilização de matrizes. Julgam ser “inútil”, por isso pouco se dedicam a aprender suas aplicações. Boa parte do desinteresse dos alunos se da pela falta de conteúdo dos professores. Quando questionados sobre a utilização das matrizes, poucos professores conseguem responder de forma satisfatória.
Nosso objetivo neste trabalho é mostrar a utilidade de matrizes em nossodia a dia, e não regras para resolução. Queremos fazer o que os PCNs sugerem: mostrar a utilização da matemática para formação dos indivíduos.
Diversos trabalhos abordam tal conteúdo. Encontramos a monografia de Protasio Kraieske (Abordagem de matrizes no ensino médio: uma avaliação crítica através dos livros didáticos, como sugestões de aplicações. / 1999), onde discute a importância de se darsubsidio para o professor de matemática, para que possa preparar suas aulas de uma maneira diferente, que venha de encontro ao verdadeiro entendimento do aluno, para que ele saiba a finalidade do estudo das matrizes e suas respectivas operações.
Inclusive, o autor cita que freqüentemente nos deparamos com conjuntos de números que são operados essencialmente da mesma maneira. Outras vezes queremosorganizar melhor esses conjuntos. Isso nos sugere tratá-los em blocos, isto é, matricialmente.

OBJETIVO GERAL
Mostrar para os alunos de onde vem, o que são e para que servem as matrizes e determinantes, de forma clara e objetiva, fazendo o uso de livros, exposição no quadro em sala de aula mostrando suas respectivas definições, propriedades, tipos e formas de se escrever, e através daresolução de exercícios trabalhar com os alunos as diferentes maneiras de solucioná-las, fazendo sempre o uso de exercícios típicos dos vestibulares visando uma boa preparação para os mesmos, sem esquecer-se de relacionar as matrizes com o dia-a-dia, focando sempre numa melhor formação do indivíduo. Com isso, tentaremos desmistificar o conteúdo de matrizes, alem de mostrar o quão útil as mesmas são.Objetivos Específicos
1. Mostrar a utilização de matrizes no dia a dia.
2. Ensinar para os alunos propriedades e resolução de problemas envolvendo soma e multiplicação de matrizes.
PLANO DE ENSINO

Aula Conteúdo Aula Simulada
1 – Utilidades das matrizes Exemplos de empregos de matrizes em atividades humanas Marcelo
2– Introdução Definição;
Ordem;
Representação Algébrica
3 – Matrizesquadradas e propriedades Definição de matriz quadrada;
Matriz identidade;
Matriz Transposta e igualdade de matrizes
4 – Exercícios Exercícios sobre o assunto da aula anterior
5 – Operações com Matrizes Adição e subtração;
Multiplicação de um número real por matriz
6 – Exercícios Exercícios sobre o assunto da aula anterior Rafael
7 – Operações com Matrizes Multiplicação de matrizes Ronaldo...
tracking img