Tema: estudo de caso: the coca-cola company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO de empresas

SUSANA DELLAFAVERA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ESTUDO DE CASO: THE COCA-COLA COMPANY

Canguçu
2012

SUSANA DELLAFAVERA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ESTUDO DE CASO: THE COCA-COLA COMPANY

Trabalho Interdisciplinar de Matemática, Introdução à Economia,Introdução à Contabilidade e Teorias da Administração II apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Fábio Toshio Ochiro

Canguçu
2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 03
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

A indústria clássica ou convencional, baseada no modelotaylorista/fordista, sofreu, a partir dos anos 80 do século XX, profundas transformações, muitas delas em conseqüência do advento de novas tecnologias.
As teorias da administração têm como objetivo central fornecer conhecimentos e práticas gerenciais para se obter uma maior eficiência organizacional, tal como se buscava “conceber máquinas projetadas para um rendimento máximo” (Chiavenato 2003). Estaeficiência seria obtida nas organizações por meio do controle e da disciplina dos fenômenos organizacionais, isto é, pela criação de técnicas gerenciais que fornecessem ordem e equilíbrio às organizações, conforme os fundamentos do paradigma clássico da ciência. Para isso, de acordo com Chiavenato (2003), a Teoria da Administração adota como seus princípios o reducionismo, o pensamento analítico e odeterminismo.

DESENVOLVIMENTO

A partir da leitura referido texto “Coca-Cola Company” da Obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman, no trecho [...Daft sentia que sabia exatamente o que precisava ser feito e imediatamente se dedicou a fazê-lo. Dentro de meses, ele havia descentralizado as funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aosadministradores locais, cortou custos dramaticamente, eliminando 6 mil empregados...] pode-se constatar que a abordagem da Teoria da Administração utilizada foi a Teoria de Henri Fayol (1841 – 1925), uma vez que o administrador era essencial para Fayol, na medida em que ele era responsável pela manutenção da ordem organizacional.
Fayol (1841 – 1925) defendia conceitos baseado na alta administração, anunciandoas funções da gerência administrativa, em que diferentes funções se relacionariam por meio do processo de: planejar, comandar, organizar e coordenar. Para Ferreira (1997), contrapondo as funções gerenciais de Fayol aos princípios científicos de Taylor, enquanto o segundo estudava a empresa do ponto de vista do chão de fábrica para cima (privilegiando as tarefas de produção), o primeiro estudava aadministração para baixo (privilegiando as tarefas da organização).
Após a leitura do Texto “Coca-Cola Company” e com o que já foi estudado no decorrer do curso, contata-se que a tarefa principal de um administrador é percebida como uma função social básica: dirigir pessoas. Assim, a efetividade de suas ações depende, principalmente, do seu relacionamento com as pessoas com quem trabalha. Énecessário valorizar e reconhecer o trabalhador como pessoa e não simplesmente como um colaborador. Oportunizar a liberação da criatividade individual através de uma liderança participativa. Valorizar é envolver e motivar o homem no trabalho. É despertar seu entusiasmo pelo que faz e, assim, possibilitar sua integração e comprometimento com a organização. Valorizar significa dar chance de progresso erealização pessoal ao ser humano. Eis em essência a chave para a formação e qualificação de um administrador capaz de distinguir "um bom de um mau trabalho.
Em relação à abordagem da Teoria Moderna da Administração, acredita-se que poderia ser aplicada na empresa em questão a teoria da contingência. Esta teoria surgiu a partir de um conjunto de pesquisas cujo objetivo central era verificar a...
tracking img